Diferença entre Conceito e Definição

O conceito é uma explicação que pode ser contestada, acrescentada, modificada, dar cadeia...
A definição é definitiva, vale de trás pra frente, é uma verdadeuniversal, pelo menos até que se prove cabalmente que há um furo nela.
O homem é um animal racional: é uma definição, aceita universalmente, é reversível.
O homem é um ser irracional: é um conceito,elaborado por alguém que deseja demonstrar essa afirmação através de exemplos. Não é uma verdade universal, porque muita gente não pensa assim e não é assim. E não é reversível, veja: um ser irracional éo homem. Um ser irracional pode ser uma galinha, uma montanha, um raio e até o home em algumas atitudes.
É por isso que os livros não científicos dificilmente dão definições, apenas conceitos.Explicando melhor...

Conceituação, ato ou efeito de conceituar;
Instrumento mental que nos serve para pensar as diversas realidades, representando-as no nosso espírito. Por ele nós pensamos um conjuntode propriedades (formando a sua compreensão) como realizadas num conjunto de objetos (constituindo a sua extensão) (M. Gex).
O conceito reúne as características comuns ao conjunto de seres da mesmaespécie, distinguindo-os dos seres constitutivos de outra(s) espécie(s).

Enquanto representação mental, o conceito distingue-se do termo, a sua expressão verbal. Assim, o conceito de ser humano(animal racional) pode exprimir-se pelos termos homem, hombre, homme...

Definição - Do latim definitione. Definir, segundo a lógica formal, é dizer o que a coisa é, com base no gênero próximo e nadiferença específica.

Definir um conceito é manifestar a sua compreensão. Deste modo, definir é delimitar (delimitar as fronteiras -- os limites! -- de um conceito relativamente a outros). Geralmente adefinição faz-se pelo género próximo e pela diferença específica.
Uma definição é uma categoria de palavras que expressam o significado de um termo. Pode ser ou o significado que o termo carrega no... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Diferença entre conceito e definição. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Conceito-e-Defini%C3%A7%C3%A3o/698951.html

MLA

"Diferença entre conceito e definição" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Conceito-e-Defini%C3%A7%C3%A3o/698951.html>.

MLA 7

"Diferença entre conceito e definição." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Conceito-e-Defini%C3%A7%C3%A3o/698951.html>.

CHICAGO

"Diferença entre conceito e definição." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Conceito-e-Defini%C3%A7%C3%A3o/698951.html.