O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil. Reflete a posição financeira em um determinado momento, portanto, uma posição estática, evidenciando o patrimônio de uma empresaquantitativa e qualitativamente. As contas que representam as operações da empresa são classificadas e ordenadas no balanço de forma decrescente seguindo dois critérios: prazo e liquidez (ativo) e prazo eexigibilidade (passivo).
O ativo está representado pelos direitos, bens e obrigações que se classificam em ATIVO CIRCULANTE e ATIVO NÃO-CIRCULANTE.
No ATIVO CIRCULANTE estão às disponibilidades e osdireitos realizáveis no curso do exercício subseqüente. É composto por disponibilidades imediatas, com grau de liquidez decrescente.
Veja alguns exemplos de ATIVO CIRCULANTE:
· Adiantamentos;
· Impostosa recuperar;
· Estoques;
· Seguros;
· Aluguéis;
· Despesas Financeiras;
· Caixa;
· Depósitos bancários à vista;
· Aplicações Financeiras de curtíssimo prazo;
· Clientes.

No ATIVONÃO-CIRCULANTE contempla o realizável a longo prazo, tais como: os investimentos, o imobilizado e o intangível.
No ativo realizável a longo prazo classificamos os bens e direitos realizáveis após o término doexercício social seguinte, ou seja, no próximo ano do referido balanço.
Nos investimentos podemos compreender as participações permanentes (não temporárias e não especulativas) em outras sociedadese os bens e direitos, fora de sua atividade normal, com a intenção de obter receita.
No imobilizado bens e direitos que são destinados à manutenção das atividades da empresa, classificados comobens tangíveis ou materiais.
No intangível são classificados os direitos que tenham por objeto bens imateriais destinados à manutenção das atividades da empresa. como direitos autorais, marcas epatentes e fundo de comércio adquirido.

Veja alguns exemplos de ATIVO NÃO-CIRCULANTE:
· Terrenos e edifícios alugados a terceiros;
· Participação em outras companhias.
· Instalações;
· Máquinas e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Diferença entre circulante e não circulante. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Circulante-e-N%C3%A3o-Circulante/19282.html

MLA

"Diferença entre circulante e não circulante" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Circulante-e-N%C3%A3o-Circulante/19282.html>.

MLA 7

"Diferença entre circulante e não circulante." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Circulante-e-N%C3%A3o-Circulante/19282.html>.

CHICAGO

"Diferença entre circulante e não circulante." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Circulante-e-N%C3%A3o-Circulante/19282.html.