Diferença de software,livre e gratuito

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
DIFERENÇA DE SOFTWARE,LIVRE E GRATUITO

O Linux, como é do conhecimento de todos os adeptos da computação, vem se tornando um sistema operacional cada vez mais presente em nossas vidas,mesmo que indiretamente. Uma das razões para isso é que, além de sua qualidade, ele é um sistema que proporciona baixo custo em implementações pelo simples motivo de ser gratuito. Assim como opróprio sistema, uma variedade enorme de softwaresencontram-se disponíveis sem ser necessário pagar nada por eles. É aí que entra em cena uma contradição da qual muitos não se dão conta: "vamos instalar taisprogramas em nossos computadores, porque eles são livres, não iremos gastar praticamente nada...". Não seria mais adequado dizer "vamos instalar tais programas porque eles são gratuitos"? Sim, comcerteza seria, pois software livre e software gratuito não é a mesma coisa.
Software livre é um conceito de extrema importância no mundo da computação. De forma básica, quando um software é livre,significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem ter de pagar. Portanto, software livre é de fato gratuito, mas usar estetermo somente para designar softwares sem custo é um erro grosseiro.
O software gratuito (freeware), por si só, é um software que você usa sem precisar pagar. Você não tem acesso ao seu código-fonte,portanto não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente pode usá-lo, da forma como ele foi disponibilizado. Isso deixa claro a diferença entre software livre e um sofware simplesmente gratuito. Osoftware livre possui tanta importância que se não fosse assim o Linux não existiria ou ficaria restrito aos muros de uma universidade. Linus Torvalds, o "pai do Linux", quando criou o sistema, nãoquis guardá-lo para si só. Quis montar um sistema que atendesse às suas necessidades, mas que também pudesse ser útil para mais alguém. Fez isso sem saber que estava acabando de "fundar" uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Software. Diferença entre Open source e software Livre
  • Software livre
  • software livre
  • Software livre
  • Software livre
  • Software livre
  • Software Livre
  • Software Livre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!