Diferença de rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação entre rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, ou seja o ciclo das rochas.

O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. As setas que interligam as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas indicam processos relacionados à dinâmica geológica da crosta terrestre.
Os continentes se originaram ao longo do tempo geológico pelatransferência de materiais menos densos do manto para a superfície terrestre.
As rochas, uma vez expostas à atmosfera e à biosfera passam a sofrer a ação do intemperismo, através de reações de oxidação, hidratação, solubilização, ataques por substâncias orgânicas, variações diárias e sazonais de temperatura, entre outras. O intemperismo faz com que as rochas percam sua coesão, sendo erodidas,transportadas e depositadas em depressões onde, após a diagênese, passam a constituir as rochas sedimentares.
A cadeia de processos de formação de rochas sedimentares pode atuar sobre qualquer rocha (ígnea, metamórfica, sedimentar) exposta à superfície da Terra.
Devido à deriva dos continentes, as rochas podem ser levadas a ambientes muito diferentes daquelas onde elas se formaram. Qualquertipo de rocha (ígnea, sedimentar, metamórfica) que sofra a ação de, por exemplo, altas pressões e temperaturas, sofre as transformações mineralógicas e texturais, tornando-se uma rocha metamórfica.
Se as condições de metamorfismo forem muito intensas, as rochas podem se fundir, gerando magmas que, ao se solidificar, darão origem a novas rochas ígneas.
O ciclo das rochas existe desde os primórdiosda história geológica da Terra e, através dele, a crosta de nosso planeta está em constante transformação e evolução.
Em anexo é fornecida a lista de amostras de sua coleção. Para cada amostra são apresentadas informações sobre composição mineralógica, idade, significado geológico, procedência e possíveis usos.
De acordo com sua origem são distinguidos três grandes grupos de rochas: ígneas,sedimentares e metamórficas. Estes tipos de rochas, que aparentemente não mostram relações entre si, apresentam-se intimamente relacionadas no denominado "CICLO DAS ROCHAS", como é visto no esquema aqui apresentado. Assim, o ciclo das rochas mostra a história da formação dos diferentes tipos de rochas e as relações genéticas existentes entre elas.

Ciclo das Rochas



ROCHAS ÍGNEAS
Sãotambém chamadas de rochas magmáticas e se originam da consolidação do magma (fusão silicatada). Delas derivam, por vários processos, as rochas sedimentares e as rochas metamórficas. Uma rocha magmática expressa as condições geológicas em que se formou graças a sua textura. A textura diz principalmente do tamanho e da disposição dos minerais que constituem a rocha, enquanto que a natureza mineralógicados cristais ou mesmo do vidro, diz da composição química aproximada, pois os magmas possuem geralmente elementos voláteis que podem escapar durante o processo de consolidação.
A textura apresentada pelas rochas ígneas expressa a consolidação geológica na qual foi formada, assim o magma ao consolidar-se no interior da crosta terrestre, a vários quilômetros de profundidade, forma as chamadas rochasintrusivas ou plutônicas. Como o resfriamento ocorre de forma lenta, os minerais tem a possibilidade de apresentar um bom desenvolvimento originando uma textura equigranular. Portanto, as rochas intrusivas são constituídas por minerais bem cristalizados. Exemplos: granito, gabro e diorito. Por outro lado, em outras condições geológicas, o magma pode extravasar na superfície formando rochasextrusivas (vulcânicas ou efusivas). Assim o magma passa bruscamente do estado líquido para o estado sólido adquirindo uma textura vítrea, pelo fato de não haver tempo para dar-se a cristalização dos minerais. Se já houver um início de cristalização no interior das câmaras onde se acha o magma, esses cristais em formação serão arrastados para a superfície pelo restante do magma ainda em fusão. Quando...
tracking img