Diferença de discurso de lula e obama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O discurso político exerce muitas vezes o poder de influenciar, conduzir ou até mesmo manipular o ouvinte. Uma das principais características é a persuasão, convencer os receptores de maneira que os objetivos do orador sejam atingidos de forma eficaz.

É importante que esta ferramenta seja utilizada de maneira clara e objetiva, mas também que exista um estudo de campo onde sepossa entender a cultura, os costumes, e as necessidades do público alvo e assim adaptar as palavras de acordo com estas particularidades para que não existam ruídos na transmissão da mensagem.

O nosso trabalho tem como objetivo apresentar as diferenças e similaridades entre duas personalidades que estão presentes nos meios de comunicação de todo o mundo, apresentaremos seus estilos de liderança, emétodos de comunicação que os tornaram líderes políticos e referências mundiais.

Falaremos sobre Barack Hussein Obama Jr, o primeiro negro a se eleger para a presidência dos Estados Unidos da América e Luis Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista de esquerda e atual Presidente da República do Brasil.

Utilizaremos como base alguns discursos apresentados por eles durante sua trajetóriapolítica. Mais especificamente relacionado à crise econômica mundial.

Para que possamos entender um pouco mais as características e estilos de liderança que observamos em Lula e Obama, começaremos mostrando a trajetória de vida de cada um deles, pontos importantes que de certa forma contribuíram para se tornarem líderes políticos com grande popularidade, aceitação mundial, e também, alvo de muitascríticas.

Rumo à Liderança

Lula foi vendedor ambulante, torneiro mecânico, líder sindicalista, fundador e presidente do PT (partido dos trabalhadores). Liderou a primeira greve dos metalúrgicos do ABC onde se tornou conhecido em todo o Brasil ao reunir cerca de 150.000 operários para parar o ABC paulista. Liderou as assembléias na região, e sempre encontrou o apoio dos seus liderados, mantinha umdiscurso forte, mostrando coragem e força para vencer, atraiu militantes para o partido que presidia, tratava a todos como companheiros e esta viera a se tornar uma de suas marcas. Demonstrava sempre em seus discursos a vontade de mudança, e mostrava para seus ouvintes que eles eram “peças essenciais” para a sua vitória. Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), se elegeudeputado com a maior votação do país: cerca de 650.000 votos. Após algumas derrotas para a presidência da república, venceu as eleições no ano de 2002 tomou posse como presidente do Brasil em 01/01/2003 se reelegendo no ano de 2007.

“(...) Mudança"; esta é a palavra chave, esta foi a grande mensagem da sociedade brasileira nas eleições de outubro. A esperança finalmente venceu omedo e a sociedade brasileira decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos. (...) O que nós estamos vivendo hoje neste momento, meus companheiros e minhas companheiras, meus irmãos e minhas irmãs de todo o Brasil, pode ser resumido em poucas palavras: hoje é o dia do reencontro do Brasil consigo mesmo. (Lula, no discurso de posse, 2003)

Neste discurso, podemos perceber o espíritotransformacional, a mensagem é passada de maneira que o transmissor, no caso o Lula, se impõe como um líder carismático que quer estar próximo de seu eleitorado, quando diz “é o dia do reencontro do Brasil consigo mesmo.” quer transmitir que o Brasil elegeu um brasileiro como tantos e que a partir de então está representado por um líder que conhece a realidade de seu povo, porque encontrou dificuldadesna vida como tantos brasileiros, mas venceu por acreditar e lutar por seus objetivos.

Barack Obama foi listado entre os vinte líderes e revolucionários em potencial da atualidade, foi considerado uma das pessoas mais influentes em todo o mundo, e antes de se tornar presidente, muitos já acreditavam no seu potencial político. Aos 47 anos Barack Obama é um político em ascensão, sempre...
tracking img