Diferença de cancer maligno e benigno

Diferença de câncer maligno e benigno

Para quem não sabe, um tumor surge graças a uma alteração genética das células do organismo, sendo que no caso dos cânceres malignos se multiplicam demaneira descontrolada. Devemos entender que em nosso organismo existe um ciclo de vida e morte que necessita do ciclo de reciclagem das células e como exemplo, as células do cérebro duram para toda a vida,já as células do sangue duram apenas alguns dias. Os denominados oncogenes são os principais ativadores que estimulam a sua multiplicação, sendo que ao mesmo tempo os supressores realizam ocontrário, o controle do crescimento e a morte das células.
Para o tumor benigno ocorre-se uma pequena mutação genética da célula, entretanto, não prejudica a célula tornando-a degenerativa. E em relação aotumor maligno, pode ocorrer um descontrole dos oncogenes ativadores que fax com que as células se multipliquem de forma mais acelerada.
Simultaneamente os oncogenes supressores perdem acapacidade de controlar o aumento da célula que deveria ser combatida para que continue havendo vida. Sobretudo, o processo ocasiona em uma ruptura da estrutura que mantém as células unidas e ligadas, no qualocorre um aumento descontrolado das células que tinha como obrigação ocupar um único lugar no organismo. Como estas células consequentemente penetram-se na estruturas vizinhas, como por exemplo,ossos e tecidos, denominados assim, de células invasivas.
Para agravar ainda mais a situação, os tumores malignos quebram a membrana dos vasos que faz com que elas caiam na corrente sanguínea, e umavez no sangue, ocorre a metástase que é o processo no qual as células modificadas viajam no organismo e atacam os demais órgãos.
Essas mutações celulares podem ser hereditárias (que se transmitedos ascendentes aos descendentes) e também podem ser adquiridas ao longo da vida, no qual é causado por três agentes cancerígenos, sendo eles: químicos (cigarro), biológicos (vírus) e físicos...
tracking img