Difercidade

9292 palavras 38 páginas
O QUE É HOMOFOBIA?

Homofobia é o medo, a aversão ou o ódio irracional aos homossexuais, pessoas que têm atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo. É a causa principal da discriminação e violência contra homossexuais. Em países heterossexistas como o nosso, ou seja, países que suprimem os direitos dos homossexuais, a homofobia é um sentimento comum, tido com normal. Somente no Brasil, ela é responsável direta pelo assassinato de 2.403 gays, lésbicas e travestis nos últimos 20 anos. Sendo 120 destas mortes ocorridas no estado do Paraná. A homofobia pode ser clara como nos exemplos citados pelo estudo da UNESCO ou velada, envolvendo a discriminação na seleção de um emprego, locação de imóveis, escolha do médico, dentista, etc. Qualquer que seja a manifestação, a homofobia inevitavelmente leva a injustiça e à exclusão social de quem a sofre.

HOMOSSEXUALIDADE NAS ESCOLAS

Existe uma profunda necessidade de repensarmos nossos conhecimentos sobre as relações humanas da sociedade atual, particularmente falando da homossexualidade, que se define pela propensão do individuo ter atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo, esse estimulo possui respostas incompletas dadas pela ciência e pela psicanálise, respostas que mesmo incompletas ajudam na ocorrência de mudanças rápidas na consciência e na opinião das pessoas.

Ao considerar a sexualidade como construção social, a iniciação sexual deixa de ser um ato meramente individual, psicológico ou biológico para ser um fato social. Tais questões trazem à discussão os direitos sexuais, tão importantes como os direitos civis, políticos e sociais, porém, compreendidos de forma errônea, estão baseados no reconhecimento da livre e responsável decisão, relativos a sexualidade, apoiadas nos direitos humanos, ou seja, a partir de uma perspectiva de igualdade e equidade sociais.

Em um tempo remoto a homossexualidade era considerada como doença ou até mesmo como desvio de

Relacionados