Difercidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É HOMOFOBIA?

Homofobia é o medo, a aversão ou o ódio irracional aos homossexuais, pessoas que têm atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo. É a causa principal da discriminação e violência contra homossexuais. Em países heterossexistas como o nosso, ou seja, países que suprimem os direitos dos homossexuais, a homofobia é um sentimento comum, tido com normal. Somente noBrasil, ela é responsável direta pelo assassinato de 2.403 gays, lésbicas e travestis nos últimos 20 anos. Sendo 120 destas mortes ocorridas no estado do Paraná.
A homofobia pode ser clara como nos exemplos citados pelo estudo da UNESCO ou velada, envolvendo a discriminação na seleção de um emprego, locação de imóveis, escolha do médico, dentista, etc. Qualquer que seja a manifestação, ahomofobia inevitavelmente leva a injustiça e à exclusão social de quem a sofre.

HOMOSSEXUALIDADE NAS ESCOLAS

Existe uma profunda necessidade de repensarmos nossos conhecimentos sobre as relações humanas da sociedade atual, particularmente falando da homossexualidade, que se define pela propensão do individuo ter atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo, esse estimulopossui respostas incompletas dadas pela ciência e pela psicanálise, respostas que mesmo incompletas ajudam na ocorrência de mudanças rápidas na consciência e na opinião das pessoas.

Ao considerar a sexualidade como construção social, a iniciação sexual deixa de ser um ato meramente individual, psicológico ou biológico para ser um fato social. Tais questões trazem à discussão os direitossexuais, tão importantes como os direitos civis, políticos e sociais, porém, compreendidos de forma errônea, estão baseados no reconhecimento da livre e responsável decisão, relativos a sexualidade, apoiadas nos direitos humanos, ou seja, a partir de uma perspectiva de igualdade e equidade sociais.

Em um tempo remoto a homossexualidade era considerada como doença ou até mesmo como desvio decaráter, claro que ainda nos deparamos com esse tipo de pensamento, de acordo com Freud: “A heterossexualidade de um homem não se conformará com nenhuma homossexualidade e vice-versa.” (2006, v.23, p.260), a atual estrutura e organização da população impõem se não a aceitação, o respeito à livre escolha individual. Estamos em um momento de transição de opiniões, e que vem se tornando notório atodos, hoje é comum vermos casais homossexuais nas ruas, em bares, festas, cinemas, e a cada dia que passa essa liberdade se torna maior, mostrando que a sociedade esta mudando de acordo com as aceitações das atuais relações humanas.

Ainda não é possível falarmos de homossexualismo sem citarmos outro termo bem conhecido: o preconceito. Palavra que segundo o dicionário Aurélio significa: idéiapreconcebida; suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões; significado que nos faz pensar se realmente esta palavra é utilizada corretamente, se for, temos consciência de todos esses sentimentos mesquinhos quando estamos sendo preconceituosos, seja para homossexuais, seja para a sociedade? Essa pergunta é de extrema importância e deveria ser feita sempre que fossemos formaropinião ou juízo critico sobre alguém.

Os preconceitos de uma sociedade são extremamente difíceis de serem irradiados, mesmo quando a legislação apóia a integração de seus diferentes grupos. Atualmente, esse termo indica, na maioria dos casos, uma atitude desfavorável ou hostil para com pessoas que pertencem a um grupo social que não seja o seu, baseia-se em estereótipos. A integração podelevar ao rápido desaparecimento dos preconceitos, segundo a teoria de que o contato prolongado entre as pessoas destrói os estereótipos. Existem provas de que a mistura entre membros de diferentes grupos sociais ou étnicos pode reduzir o preconceito, método que pode ser usado em diferentes esferas da sociedade, como por exemplo, nas escolas, na família, no comércio, enfim, na sociedade em...
tracking img