Dieter rams

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dieter rams
Nasceu em Wiesbaden, Alemanha, no dia 20 de Maio de 1932. Desde criança que se familiarizou com materiais e processos de fabricação na carpintaria do seu avô, que frequentava durante grande parte do seu tempo.

Em 1947 começou os estudos na escola de artes de Wisebaden, no curso de arquitectura e decoração de interiores. Entre 1948 e 1951 interrompeu os seus estudos paracompletar a sua aprendizagem como carpinteiro, depois disso retomou os estudos e formou-se em 1953.

Em 1951, Rams trabalhou no atelier do arquitecto Otto Apel em Frankfurt. Trabalhando para esse atelier, entrou em contacto com a empresa de engenharia norte americana Skidmore Owings & Merrill, que estava a trabalhar em edifícios do consulado Norte Americano na Alemanha. Um dos arquitectos da SkidmoreOwings & Merrill, Ludwig Mies van der Rohe, foi uma das principais influências da linguagem purista de Dieter Rams.

Começou a trabalhar para a Braun em 1955. Fundada em Frankfurt em 1921 pelo engenheiro Max Braun, a empresa tinha uma boa reputação para engenharia e para o desenvolvimento de novos produtos. Vivia-se uma época de rápidas mudanças tecnológicas, quando os fabricantes aproveitaramos avanços da engenharia realizados na indústria de defesa durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver novos produtos electrónicos para os consumidores.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E assim foi. O primeiro wirelesses, gramofones e aparelhos de televisão tinham sido escondidos dentro de armários de madeira para se parecerem com o mobiliário tradicional, mas a nova geração deconsumidores do pós-guerra já tinham perdido os tabus herdaos dos seus pais sobre a tecnologia, e viam-na como um símbolo do progresso emocionante. Os irmãos Braun chegaram à conclusão de que era necessário tornar o estilo dos seus produtos mais sofisticado. Em 1954, pediram aos tutores da Escola de Design de Ulm para os aconselharem na concepção de um produto e recrutaram uma equipa de projecto,incluindo Rams.
Quando chegou à Braun, Rams aplicou as suas habilidades de arquitectura para o projecto dos conjuntos de exposições e escritórios, mas acabou por se tornar cada vez mais interessado em design do produto.
Um dos seus principais legados foram os dez princípios do bom design. Como o bom design não pode ser medido de forma matemática, ele expressou em dez princípios aquilo que eleconsiderava ser o bom design.

Bom design é inovador
Bom design faz um produto ser útil
Bom design é estético
Bom design torna um produto perceptível
Bom design é discreto
Bom design é honesto
Bom design é durável
Bom design é minucioso até ao mais pequeno detalhe
Bom design é amigo do ambiente
Bom design é o menos design possível

Estes dez princípios definiram a abordagem de DieterRams para o "bom design ".
Cada uma das centenas de produtos que ele desenvolveu durante 40 anos com Braun, foi infalivelmente elegante e extremamente versátil. As unidades foram feitas em tamanhos modulares para ser empilhadas verticalmente ou horizontalmente. Botões, interruptores e mostradores foram reduzidos ao mínimo e dispostos de maneira ordenada. Ram até inventou um sistema decodificação de cores para os produtos da Braun, que foram feitas em branco e cinza. O respingo da cor era apenas as chaves e mostradores.

O objectivo de Rams era criar produtos que fossem úteis e fáceis de usar, mas conseguiu dar um toque de elegância à parte técnica do seu trabalho. Os seus produtos aparentam sempre ser fáceis. O seu design possui uma simplicidade sofisticada que surge a partir de testesrigorosos e experiências com novos materiais, juntamente com uma atenção obsessiva aos detalhes ter a certeza que cada peça encaixe perfeitamente no seu lugar. Dieter Rams continua sendo uma inspiração permanente para os designers mais jovens, nomeadamente, Jonathan Ive e Jasper Morrison, que reconheceram a sua influência em seu trabalho na Apple e Rowenta respectivamente.

O design de...
tracking img