Dietas modificadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Relatório referente à aula prática de Dietas Modificadas-


Disciplina: Técnica Dietética e Culinária I

1. Introdução
Dietas modificadas são aquelas especialmente formuladas aos quais se agregam, subtraem ou substituem (total ou parcialmente) um ou mais ingredientes em relação ao alimento convencional correspondente, de modo a se obter alimentos que cumpram a finalidade a que sepropõem. São aquelas especialmente formuladas e/ou produzidas de forma que sua composição atenda necessidades dietoterápicas específicas de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares.
Para se planejar uma dieta modificada, deve-se considerar o ambiente hospitalar e ter consciência de que tanto na saúde quanto na doença é importante haver uma alimentaçãoadequada às necessidade nutricionais. Uma dieta nutritiva é adequada e deve ser planejada de acordo com as doenças e condições físicas do indivíduo, atendendo as leis fundamentais de alimentação de Escudero (quantidade, qualidade, harmonia e adequação). As dietas hospitalares podem ser classificadas de acordo com:
• Modificações da consistência dos alimentos: geral, branda, pastosa, semilíquidae líquida;

• Alterações quantitativas de determinado nutriente: hipercalórica ou hipocalórica, hiperprotéica ou hipoprotéica, hipolipídica ou hipossódica, rica ou pobre em fibras, etc;

• Exclusão de nutrientes específicos: isenta de glúten, lactose, etc.
Na aula prática de Técnica Dietética e de Culinária II foram preparadas dietas modificadas em consistência e dieta isenta de glúten.Dietas modificadas em consistência
A consistência de uma dieta é determinada pela textura dos alimentos e pelas preparações que a compõem, o que permite uma classificação em cinco diferentes consistências. As diferentes consistências podem ser associadas a uma ou mais modificações na composição dos nutrientes, conforme a necessidade do caso. As diferentes classificações são:
Dieta Normal
Não hámodificações em nutrientes ou consistência. Inclui todos os alimentos que são indicados em uma alimentação saudável de acordo com as Leis da Nutrição. Apresenta consistência normal, é fracionada em cinco ou seis refeições e é normoglicídica, normolipídica e normoprotéica.

Dieta Branda
É indicada para indivíduos com problemas mecânicos de ingestão e digestão, os quais impeçam, a utilização dadieta geral, havendo assim a necessidade de abrandar os alimentos para melhorar a aceitação. Nessa dieta o tecido conectivo e celulose são abrandados por cocção ou ação mecânica. A dieta é fracionada em cinco ou seis refeições, é normolipídica, normoglicídica e normoprotéica e alimentos como frituras, doces concentrados e hortaliças e frutas cruas devem ser excluídas.
Dieta Pastosa
È indicadapara indivíduos com dificuldade de mastigação e deglutição, em alguns pós-operatórios e em casos neurológicos. Nessa dieta os alimentos devem estar em forma de purê ou mingau, e as carnes devem ser batidas ou trituradas. O fracionamento é feito de cinco a seis refeições e a dieta é normolipídica, normoprotéica e normoglicídica.

Dieta Semilíquida

É indicada para indivíduos com problemasmecânicos de ingestão e digestão, com dificuldade de deglutição e mastigação, em determinados pós-operatórios e preparos de exames e cirurgias. Tem consistência semilíquida, com sopas, purês, carne moída ou desfiada, tecido conectivo abrandado pela cocção. Seu fracionamento é de cinco a seis refeições, é normolipídica, normoglicídica e normoprotéica. Alimentos como frutas e hortaliças cruas, docesconcentrados e embutidos devem ser excluídos.

Dieta Líquida
Indicada para indivíduos com problemas de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestivo, em determinados preparos de exames e em alguns pré e pós- operatórios. São alimentos de consistência líquida ou que se liquefazem na boca e de fácil absorção. O fracionamento é feito em cinco ou seis refeições. O uso por períodos...
tracking img