Dietas da moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Perigos das Dietas da Moda: um estudo de revisão

RESUMO

A obesidade está emergindo rapidamente como epidemia global. No Brasil cresceu mais de quatro vezes entre os homens e mais de duas vezes entre as mulheres. Em contrapartida estamos vivendo também uma época de “lipofobia” associada a uma obsessão pela magreza e uma rejeição à obesidade. Os temas da alimentação e da dieta estãopresentes em todos os meios de comunicação. Revistas semanais brasileiras colocam constantemente matérias de capa abordando temas como: dieta; medo de engordar; estar/entrar em forma; a ciência em prol da saúde e do corpo. Esse artigo teve como objetivo revisar a literatura pertinente e discutir os aspectos relativos aos riscos para a saúde associados às dietas da moda. Foi constatado que amaior vantagem das dietas restritas em calorias é rápida perda de peso. Porém a diminuição drástica de energia e nutrientes, a médio e longo prazo, ocasionam desequilíbrios metabólicos importantes, além de causar queda de cabelo, fadiga, leve dor de cabeça, dificuldade de concentração, nervosismo, euforia, constipação ou diarréia, pele seca, cabelo branco avermelhado, anemia e irregularidadesmenstruais. As dietas da moda são elaboradas sem considerar o equilíbrio e a adequação dos nutrientes para uma vida saudável. Assim sendo, é imprescindível para uma boa dieta que ela contemple todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde física e mental

Palavras-chave: dietas da moda, mídia, corpo, obesidade, restrição alimentar.




INTRODUÇÂO

A obesidade está emergindorapidamente como epidemia global. No Brasil, o excesso de peso quase triplicou entre os homens, de 18,5% em 1974-75 para 50,1% em 2008-09. Nas mulheres, o aumento foi menor: de 28,7% para 48%. Já a obesidade cresceu mais de quatro vezes entre os homens, de 2,8% para 12,4% e mais de duas vezes entre as mulheres, de 8% para 16,9%, segundo dados Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-20091.
Emcontrapartida estamos vivendo também uma época de “lipofobia” associada a uma obsessão pela magreza e uma rejeição à obesidade. Em nenhuma época o corpo magro e esbelto esteve tão em evidência como nos dias atuais2. Partindo desta concepção, o indivíduo com sobrepeso ou obesidade passa a ter um corpo visivelmente desmedido e sem saúde3. O corpo idealizado e sua estreita relação com a tríade beleza,juventude e saúde, tem sido exposto em diversas formas na mídia e está definitivamente na moda; é capa de revistas e matéria de jornais, da televisão ou mais recentemente, da internet 4.
Os temas da alimentação e da dieta estão presentes em todos os meios de comunicação, assim como os anúncios e propagandas de diversos tipos de produtos alimentares. São inúmeros os termos e temas,constituem um complexo de informações que percorrem a vida e o conhecimento coletivo de uma população diversificada. Trata-se de uma sociedade hiperinformada por meio de múltiplos discursos, seja publicitário, médico-nutricional, hedonista, progresso e modernidade, entre outros. Discursos muitas vezes convergentes, mas por vezes conflitantes2, 5.
Revistas semanais brasileiras expõem constantementematérias de capa abordando temas como: dieta; medo de engordar; estar/entrar em forma; a ciência em prol da saúde e do corpo, indicando, primeiramente, que questões envolvendo, direta ou indiretamente o corpo - e mais precisamente como evitar o corpo gordo - vendem, encontrando leitores ávidos pelo tema6.
Assim, na tentativa de redução de peso e controle da obesidade tem surgido, nosúltimos anos, uma vasta oferta de dietas que prometem perda de peso rápida.
Atualmente, o termo dieta vem sendo mal utilizado e é sempre associado a castigo ou a privação de alimentos, especialmente aqueles que mais agradam ao paladar. Na verdade, dieta é uma palavra de origem grega, cujo verdadeiro significado é “manter-se saudável” e “qualidade de vida” 6. Nos últimos anos os alimentos...
tracking img