Dieta rica em ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA UNIVERSITÁRIO
TÉCNICO EM ENFERMAGEM








MICHELE PEDROSO BENVENUTTI









TRABALHO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
DIETA ESPECIAL: RICA EM FERRO









Porto Alegre
2012
INTRODUÇÃO





Este trabalho tem por objetivo relatar tanto na saúde quanto na doença é importante uma alimentação adequada ás necessidades de cada um, sendo queuma dieta nutritiva deve ser planejada de acordo com as doenças e condições físicas do indíviduo, atendendo as leis fundamentais , entre elas destacarei as ricas em ferro.
















































DIETA ESPECIAL: RICA EM FERRO

A importância do Ferro em nossa alimentação depende de diversos elementos que ingerimos osnutrientes. Dentre estes, os sais minerais, que são de extrema importância para a nossa saúde.

FINALIDADE

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Segundo especialistas, a ingestão deficiente de ferro é muito mais comum do que se imagina, tanto que existem programas decombate à carência de ferro; na alimentação da população.
Normalmente mulheres em fase reprodutiva, anêmicas, gestantes e crianças são os grupos mais vulneráveis. Porém, muitos adultos, devido aos maus hábitos alimentares podem também ter carência de ferro. Os hábitos alimentares guardam estreita relação com a deficiência de Ferro.
Alimentação com pouca verdura folhosa de cor escura, com poucacarne vermelha, ou com muitos cereais refinados e pobres em leguminosas (feijões), geralmente oferta pouca quantidade de Ferro ao nosso organismo.
Além disso, a absorção intestinal do ferro pode ser afetada por diversos fatores tidos como: a ingestão excessiva de cálcio cobre zinco (interações institucionais entre nutrientes), ingestão deficiente de vitamina C e Proteínas, ingestão pequena de umtipo de ferro denominado Ferro Heme, presente nas carnes vermelhas. A ingestão simultânea de Ferro e vitamina C ou proteínas aumenta a absorção de ferro, por isso sua alimentação equilibrada é de grande importância para a manutenção da saúde de uma forma geral e total.


COMO FOI CRIADA:

Foi com a finalidade de orientar pessoas a respeito de uma alimentação saudável uma Pirâmide Alimentar foicriada, em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Em vigor há uma década, a Pirâmide Alimentar tradicional tem sua base constituída por carboidratos como pães, macarrão, arroz. Seguida no andar de cima por frutas, legumes e verduras. Depois, já no consumo restrito, encontram-se os laticínios (leite, iogurte e queijos) e ao seu lado, o grupo das carnes, frango, peixes,ovos e feijão. No topo da pirâmide, e significando consumo moderado, estão as gorduras e os açúcares.
Embora a Pirâmide tenha se tornado um ícone da Nutrição na década passada, até recentemente nenhum estudo avaliou a saúde das pessoas que adotaram suas recomendações e diretrizes. Uma série de estudos da Universidade de Harvard elaborou uma nova Pirâmide, esta com a base constituída por exercíciosfísicos e o controle de peso. Depois os carboidratos integrais (pães e arroz integrais) juntamente com óleos vegetais. Logo acima, estão as verduras, os legumes e as frutas. Depois, estão as castanhas, o amendoim e as leguminosas (feijão, ervilha e grão de bico). Em seguida, estão peixes, frango e ovos. No topo da pirâmide encontram-se os laticínios ou suplementos de cálcio, e por último, arrozbranco.

TIPOS DE PACIENTES

Embora o ferro tenha sido reconhecido como um nutriente essencial há mais de um século, sua deficiência constitui um dos maiores problemas de saúde do mundo. O estágio final da deficiência de ferro se manifesta por: variados tipos de anemias. Afetam muitas vezes em mulheres em faze reprodutiva, como as gestantes e crianças que são os grupos mais vulneraveis. E...
tracking img