Dieta hipossodica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A dietoterapia é a ciência que estuda e aplica a dieta com princípio terapêutico, tendo a dieta normal como padrão. A finalidade básica da dietoterapia é ofertar ao organismo, nutrientes adequados aotipo de doença, condições físicas, nutricionais e psicológicas do paciente, mantendo ou recuperando o estado nutricional. Para isso, o profissional nutricionista deve proceder à prescrição dietéticaque envolve várias etapas como a anamnese alimentar, avaliação do estado nutricional, hipótese diagnóstica nutricional, determinação da conduta alimentar, definição do nível de assistência e,posteriormente, a reabilitação nutricional

DIETA HIPOSSÓDICA

A dieta hipossódica, ou seja, com baixo teor de sódio, principal constituinte do sal comum (cloreto de sódio), está indicada no tratamento dediversas patologias: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, perturbações renais... O sódio tem a particularidade de se associar à água e, portanto, a dieta hipossódica costuma recomendar-se,por exemplo, quando existe uma retenção de água nos tecidos (edemas) e também quando se pretende diminuir o volume sanguíneo (no caso de hipertensão arterial).
Mas nunca se trata de uma privação totaldo consumo de sódio, primeiro porque isso não seria possível, uma vez que o mineral está presente em praticamente todo o tipo de alimentos, e depois porque o organismo necessita sempre dele, mesmoque seja em pequenas quantidades.
Segundo se calcula, nos países industrializados, consome-se diariamente uma média de 10 a 20 g de sal, muito mais do que o recomendado pela Organização Mundial deSaúde para a população geral - um máximo de 5 g diários. Mas, no caso da dieta hipossódica, pode ser preciso diminuir ainda mais esta quantidade, embora em grau diferente, segundo as necessidades de cadacaso em particular.
Os médicos costumam distinguir três variantes de dieta hipossódica: normal, com uma taxa de 2 a 3 g de sódio por dia; a dieta hipossódica moderada, com uma taxa máxima de 700 a...
tracking img