Dieta do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A alimentação do desportista – o Segredo do equilíbrio do judo:

Uma correcta alimentacão é aquela que proporciona um bom estado de saúde ao atleta , que se traduz numa melhoria do seu rendimentodesportivo e numa melhoria do seu estado de saúde a longo prazo.

Para se estabelecer uma dieta para o desportista temos de entrar em linha de conta com o tipo de desporto, a idade, a raça, o sexo ,o clima a altitude, os factores socio económicos, etc.

Não há uma dieta do desportista , há sim uma dieta do atleta.

Os glucidos têm uma função energética, mas também uma importante funçãoplástica. O glicogénio e a glicose são os combustíveis que permitem maior rendimento ao músculo.

Os lipidos são importantes como fornecedores de energia e como factores de absorção das vitaminasliposolúveis. As proteinas têm uma função essencialmente plástica e participam nos sistema enzimáticos, imunológico e hormonal.

Também devemos contar com as necessidades em água, minerais, e vitaminas(B1, B6, B12 e C).

Os principios básicos para uma correcta alimentação do desportista, devem entrar em consideração, com as diversas etapas que o atleta atravessa .

Deve-se planear a ração detreino, a ração de competição e a ração de recuperação.

A ração calórica deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono ( arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc. ), 30% de gorduras (relação gordura vegetal / gordura animal = 1 ) e 15 % de proteínas ( relação proteínas animais / vegetais = 1 ).

ÁGUA

Uma boa hidratação é fundamental no desportista não só porque o rendimentode um atleta diminui com o aumento da desidratação mas também porque certas lesões desportivas ( roturas musculares e tendinites) são mais frequentes quando há desidratação. A quantidade deve ser nominimo ser 3 l / dia : 1,5 l como bebida e 1, 5 l incorporadas nos alimentos ).

O ideal será que o atleta nunca sinta sede, devendo-se administar pequenas quantidades de água quer na fase...
tracking img