Dieta do carboidrato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compreendendo o metabolismo celular
As células que compõem nosso organismo funcionam como um carro total flex, que aceita vários tipos  de combustível. Entretanto, o “combustível” preferido para o funcionamento celular são os carboidratos e em segundo lugar as gorduras. Essa ordem de prioridade sempre será respeitada por todas as células.
O corpo tenta se preparar para as situações maisadversas que podem surgir, por isso, todo carboidrato que não é utilizado pelas células e fica sobrando no organismo é convertido e armazenado na forma de gordura, que funciona como um estoque de energia para que as funções vitais continuem funcionando em situações onde não há disponibilidade de carboidratos, como durante o jejum prolongado.
Os corpos cetônicos são o resultado da metabolização dasgorduras e nada têm a ver com glândulas ou hormônios, como é difundido em vários sites. É mais ou menos como se o carboidrato, para a célula, fosse como o álcool para o carro, onde a energia produzida é eficiente e livre de fumaça, enquanto que as gorduras seriam como o diesel, também bastante eficientes, porém produtoras de muita fumaça, que seriam os corpos cetônicos.
É importante ressaltar que essasubstância não é tão ruim quanto pode parecer num primeiro momento, porque, apesar da possibilidade de causar alterações no pH sanguíneo, deixando-o mais ácido (quando em níveis muito altos), também podem ser usadas como fonte de energia por diversos tecidos, especialmente para o cérebro.
Como funciona a dieta do carboidrato
O princípio da dieta é muito simples e consiste em esgotar o estoquede carboidratos, forçando o organismo a consumir toda a energia armazenada na forma de gordura.
A dieta é constituída de três fases e tem uma duração total de, no máximo, 15 dias, confira:
* Primeira fase
É a fase mais complicada, pois é necessário eliminar completamente o consumo de carboidratos das refeições e obrigar o corpo a consumir gordura. Sua duração gira em torno de 2 dias, para amaioria das pessoas, e em alguns casos pode se estender a 3 dias.
Logo que o estoque de carboidrato acaba, as células passam a consumir gordura na forma de corpos cetônicos por um processo chamado cetogênese, resultando em perda de peso.
Como esses compostos, em excesso, podem ser perigosos e levar a um quadro de cetoacidose, o recomendado é que a dieta dos carboidratos não seja mantida porlongos períodos.
* Segunda fase
Nessa fase, que começa com o início da cetogênese e dura até o final da primeira quinzena da dieta, o consumo de carboidratos ainda é evitado, porém há uma tolerância para a ingestão de até 20 gramas dessa substância por dia, o correspondente à mais ou menos 10% da necessidade normal do organismo.
* Terceira fase
Nessa etapa diversas frutas são liberadas paraconsumo, desde que compostas por menos de 10% de carboidratos, o que torna a dieta menos complicada de ser seguida.
Cuidados a serem seguidos
* A dieta dos carboidratos pode ser feita por 15 dias sem interrupção, no máximo. Depois desse tempo é fundamental interrompê-la por 3 dias, quando se deve comer normalmente. Para melhores resultados a dieta pode ser retomada, apenas uma única vez, pormais 15 dias. Prolongar o tempo de restrição de carboidratos por mais tempo é altamente contraindicado e pode trazer sérios prejuízos ao organismo;
* É importante não descuidar da hidratação e se alimentar a cada 3 horas, garantindo os elementos necessários ao funcionamento celular;
Alimentos que não devem ser consumidos
É importante se abster do consumo de qualquer alimento açucarado, alémde evitar:
* Frutas
Algumas com mais de 20% de carboidratos: banana, uva, figo, ameixa, caqui;
* Grãos
Arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e amendoim torrado;
* Tubérculos
Batata-doce, batata, mandioca, beterraba e cenoura;
* Outros
Leite, bolachas, farinha, mel, geleia, cerveja, apresuntado, maisena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsicha,...
tracking img