Dieta alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dieta alimentar

Contexto

O objetivo deste trabalho foi propor aos alunos a reflexão sobre o quão variada são suas dietas e como essa variedade de alimentos pode ser construída desde o ventre materno aguçando o paladar de futuros adultos. Cabe salientar que é fundamental a presença de diversos alimentos no cardápio diário para que haja a promoção da saúde e a redução do risco dedoenças crônicas.

Detalhamento das atividades

Diante desses dados, foram realizadas algumas atividades na disciplina de Análise Sensorial de um curso de Engenharia de Alimentos de uma Universidade do Sul do Brasil. Propôs-se aos alunos que relatassem como é sua alimentação, descrevendo os diferentes tipos de alimentos que fazem parte de sua dieta. Após foram desenvolvidas trêsatividades, conforme descrito.
Na primeira atividade realizou-se uma prática, onde os alunos foram expostos a diversas frutas estando seus olhos vendados. Entre as frutas ofertadas pode-se citar: banana, maçã, abacate, manga, pêra, laranja, bergamota, goiaba, ameixa e mamão. Anotaram-se as reações em relação a três sentidos sensoriais: tato, olfato e paladar.
Na segunda atividade serealizou a leitura de alguns artigos científicos que tratam a introdução de diferentes alimentos a bebês após o desmame e a influência da amamentação na alimentação de crianças, adolescentes e adultos. Após a leitura realizou-se uma discussão dos artigos.
Na sequência, pediu-se ao grupo de alunos que relatassem quais os alimentos que foram e são presentes em sua alimentação na infância eadolescência. E, finalmente puderam nesta atividade fazer uma análise crítica de suas dietas embasada na prática realizada e leitura dos artigos científicos.

Análise e discussão

Ao longo da história pesquisas relatam que as experiências vivenciadas pelas mulheres durante a gravidez e lactação pode de alguma forma influenciar o caráter de seu filho. Por exemplo, tensões ou choquesexperimentados pela mãe grávida, bem como dietas precárias podem causar desequilíbrios mentais na criança. Até 1800, muitos acreditavam que a pessoa que amamentava o bebê através de seu leite herdava as características de sua personalidade, tais como suas idéias, inteligência e qualidades emocionais (Mennella, 2001).
Durante as últimas décadas, uma série de experimentos demonstrou que o fetonão só aprende as características da fala da mãe no pré-natal, mas após o nascimento. Fato este pode ser constatado que os bebês preferem a voz de sua mãe. Outro fato é o reconhecimento pelos bebês de uma música escutada pela sua mãe durante a gravidez. A capacidade de detectar outros estímulos sensoriais, tais como gostos e cheiros, também parece ser desenvolvida antes do nascimento (Mennella,2001).
Pesquisas mostram que no início do desmame lactentes amamentados exclusivamente ao seio materno mais rapidamente aceitaram um novo vegetal do que crianças alimentadas com fórmula (Sullivan; Birch, 1994).
A procura por alimentos variados e a fobia por determinados alimentos influencia as escolhas de adultos e parecem também afetar crianças menores (NICKLAUS et al. 2005). Nodesmame, todos os alimentos são estranhos para os bebês, entretanto novos alimentos geralmente não são rejeitados por eles (DAVIS, 1928). Segundo Davis (1928), bebês amamentados exclusivamente no seio até 8-10 meses, aceitam a maioria dos alimentos ofertados. A observação de crianças entre 2 e 10 anos sugere que a fobia por alimentos aumenta pelos 2 anos de idade (Carruth, 1998). E, por volta de 3-4 anosas crianças preferem alimentos familiares a elas (Nicklaus et al., 2005).
É importante levar em consideração que a variedade alimentar é necessária para manter uma adequada ingestão de macro e micro-nutrientes (KANT, 1996). Falciglia et al. (2000), constatou que crianças com aversão a diversos alimentos muitas vezes não conseguem atingir os níveis de ingestão recomendados para alguns...
tracking img