Diesel e petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O petróleo, fonte de matéria-prima para a fabricação de polímeros, é uma fonte de energia não renovável, o que estimula a busca por fontes renováveis de energia de menor impacto ambiental que os meios tradicionais existentes e sem limites por escassez. O biodiesel é uma dessas fontes de energia pesquisada e desenvolvida.
O biodiesel é um combustívelbiodegradável, derivado de fontes renováveis como os óleos vegetais, obtido principalmente pelo processo denominado de transesterificação que consiste na reação dos óleos vegetais com metanol, na presença de um catalisador. Esse combustível atualmente já está sendo utilizado, misturado ao diesel de petróleo, na proporção de 5%. Por ter origem vegetal contribui para o ciclo do carbono na atmosfera, jáque o CO2 emitido durante a queima é reabsorvido pelas plantas que irão produzi-lo, causando um impacto muito menor no aquecimento do planeta, pois no balanço total diminuem as emissões de CO2 (http://www.biodieselbr.com, 2012).
Como subproduto da reação de obtenção do biodiesel obtém-se a glicerina, que poderia ser empregada em uma variedade de produtos como cosméticos, químicos,alimentícios e farmacêuticos, se seu grau de pureza fosse superior a 88%. Para que essa glicerina residual do biodiesel alcance esse grau de pureza são necessários processos complexos e onerosos, tornando esse subproduto um resíduo com poucas aplicações no mercado e de baixo valor econômico (VASCONCELOS, 2012).
Para cada metro cúbico de biodiesel produzido obtém-se como subprodutoaproximadamente 10% de glicerina fazendo com que um produto com tantas aplicações passe a ser um problema de considerável impacto ambiental (VASCONCELOS, 2012).
É possível diminuir o impacto ambiental decorrente do descarte inadequado desta glicerina, utilizando-a na fabricação de materiais que não exijam um alto grau de pureza, tornando-a uma matéria prima de baixo custo.
Comoalternativa para o aproveitamento desse resíduo, propõe-se sua aplicação no desenvolvimento de uma resina de poliéster. O poliéster constitui uma família de polímeros de alta massa molecular que possui várias aplicações no mercado como filmes de poliéster, artesanatos, bijuterias, tanques de armazenamento, pias, bandejas, cabos de facas, botões, entre outras (http://www.embrapol.com.br, 2012).



2diesel


O óleo diesel é um derivado do petróleo, utilizado como combustível. É constituído principalmente por hidrocarbonetos, possuindo em sua composição pequenas quantidades de enxofre, nitrogênio e oxigênio (http://www.suapesquisa.com, 2012).
É inflamável, com toxicidade mediana, límpido, volátil e com odor forte e característico (http://www.br.com.br, 2012).O óleo diesel é utilizado em motores de caminhões, automóveis, ônibus, locomotivas, tratores, máquinas de grande porte e embarcações.




2.1 OBTENÇÃO DO ÓLEO DIESEL


O óleo diesel é obtido através da refinação do petróleo, por onde o mineral bruto passa por beneficiamentos para separar as frações desejadas e transformar a matéria-prima em produtos comercializáveis. Éobtido principalmente no processo de destilação atmosférica do petróleo bruto conforme a ilustração 1.


[pic]
Ilustração 1 – Processo de destilação atmosférica do petróleo.
Fonte: DALTIN, Décio. Apostila principios de petroquimica. São Bernardo do Campo. p.12-13, 2011.
Na destilação atmosférica, a separação das frações do petróleo ocorre devido à diferença entre os pontos decondensação de seus constituintes. O petróleo é aquecido e encaminhado à torre de fracionamento, onde há um gradiente de temperatura e as frações constituintes do petróleo serão condensadas e separadas nos pontos respectivos a suas temperaturas de condensação. No topo da coluna são obtidos compostos mais leves, enquanto o diesel é obtido em pontos intermediários, onde é purificado por passagem de vapor...
tracking img