Dierito de todos

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
 INTRODUÇÃO

A sociedade em que vivemos é complexa e que envolvem diferentes interesses e conflitos. Para tornar possível a convivência devem-se ser administrados todos os interesses públicos. Por isso que a política surgiu com o intuito de ajudar o bem comum de todos os cidadãos que se integra numa sociedade. Sendo assim podemos definir que política é um conjunto de procedimentos formais einformais que expressam relações de poder e que destinam a resolução pacifica dos conflitos quantos a bens públicos.
Diante disso, não podemos deixar de ressaltar que a política está presente quotidianamente em nossas vidas, e quando ela é administrada ela se faz presente para certo tipo de orientação onde é tomada decisões em assuntos públicos, políticos ou coletivos.
Entretanto, este trabalhopropõe uma reflexão sobre o compromisso que a ação governamental tem com a construção, instauração e acompanhamento de políticas públicas que contribuam para a transformação educacional do nosso país. Pois com aplicação de políticas públicas possíveis mudanças serão feitas em virtude dos direitos que a população realmente possui por direito.

1. EDUCAÇÃO – O BEM DE TODA NAÇÃO
Hoje em dia,considera-se a educação um dos âmbitos mais importantes para o desenvolvimento de um país. É através de aquisição de conhecimentos que uma nação cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito, pois o processo é lento e precisa, sobretudo, de paciência e principalmente, ação.
Pesquisas na áreaeducacional tem demonstrado um elevado índice em relação ao nível de escolaridade do povo brasileiro, apesar da taxa de analfabetismo ainda fazer parte dessa realidade, ainda podemos ter expectativas por um ensino melhor e de boa qualidade que leve realmente a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país. Como afirma Tedesco (1995, p.03) “Superar o problema do analfabetismo é uma das metasmais antigas que as sociedades se propuseram do ponto de vista educativo”.
Nos últimos anos tem mostrado na mídia uma queda no índice de analfabetismo e isto se deve, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil. Com isso, o governo municipal, estadual e federal tem dedicado um pouco mais nessa área, criando inúmeros programas com a finalidade de melhorar a qualidade dosensinos nas escolas públicas brasileira, pois acredita-se que um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade. Nenhum país progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso, no mínimo, a educação básica.
Em 1996 com a aprovação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) a educação teve por direito acesso a todos, que a partir daí propiciougrande avanço no sistema educacional no Brasil, visando que a escola se torne um ambiente de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão, dando mais essência e significado para os educandos.
Diante disso, podemos observar que ao longo dos anos, não muito longe a educação vem se destacando nas políticas públicas e as tentativas de reformaro sistema educacional no seu conjunto são muitas , isto devido a necessidade de mudar sistema educativo.
Olhando desse lado, pode-se esperar que a educação é dever de todos e por isso deve com certeza ser democratizada, onde todos devem ter acesso e que devemos cobrar do poder público, não de forma pessoal, mas por uma única razão social, melhorar a qualidade vida da nação.
Nessas perspectivas,acreditamos que a educação seja uma ferramenta fundamental e de extrema importância para contribuir para o saber humano. Ela tem como alvo, promover mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, e que estas venham a favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. Além disso, contribui também para a construção da cidadania, onde na escola sua ação e reflexão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dierito empresarial
  • Dierito civil
  • FONTE DOS DIERITO
  • Dierito Penal
  • dierito civil
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!