dieguin

503 palavras 3 páginas
Aula 05 e 06

A divisão internacional do trabalho é a “distribuição das atividades econômicas ao redor do globo”. Lembre-se que isso segue um contexto de desenvolvimento e capacidade tecnológica, ou seja, não há qualquer órgão ou país que determine essa divisão, e os países que não conseguem se desenvolver mais não estão nessa condição porque querem, mas porque sua formação histórico-econômico o conduziu a isso.

Basicamente são consideradas duas “Divisões internacionais do trabalho” – a velha e a nova.
A) Velha divisão internacional do trabalho:

Vigente até o início do século passado, considera como fator de divisão a existência ou não da atividade industrial, antes restrita aos países desenvolvidos. Tínhamos, portanto:
Países desenvolvidos: produtores/exportadores de bens industrializados.
Países subdesenvolvidos: produtores/exportadores de matérias-primas.
B) Nova divisão internacional do trabalho:

É a atual divisão, onde surgem os países subdesenvolvidos industrializados (também chamados “emergentes” ou “países em desenvolvimento”). Temos, portanto:
- Países desenvolvidos: produtores/exportadores de tecnologia.
- Países subdesenvolvidos industrializados: produtores/exportadores de bens industrializados.
- Países subdesenvolvidos: produtores/exportadores de matérias-primas.
Observe que:

A divisão internacional do trabalho é a “distribuição das atividades econômicas ao redor do globo”. Lembre-se que isso segue um contexto de desenvolvimento e capacidade tecnológica, ou seja, não há qualquer órgão ou país que determine essa divisão, e os países que não conseguem se desenvolver mais não estão nessa condição porque querem, mas porque sua formação histórico-econômico o conduziu a isso.A divisão internacional do trabalho é a “distribuição das atividades econômicas ao redor do globo”. Lembre-se que isso segue um contexto de desenvolvimento e capacidade tecnológica, ou seja, não há qualquer órgão ou país que determine essa divisão, e os

Relacionados