diego

Páginas: 10 (2479 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
1.(ESPM Nov07) Quem foi Calabar? Para uns, um patriota; para outros, um desertor; para muitos, traidor. Dele, com certeza, só se pode dizer: covarde não era. Era um bravo, um forte, um hábil guerrilheiro, um mulato de talento.
(Celso Cunha Jr. In: Francisco de Assis Silva e Pedro Ivo de Assis Bastos. História do Brasil)
A figura de Domingos Fernandes Calabar deve ser relacionada à seguintepassagem da História do Brasil:
a) Invasão francesa ao Maranhão.
b) Segunda Invasão dos holandeses ao Nordeste.
c) Guerra da Cisplatina.
d) Guerra do Paraguai.
e) Guerra de Canudos.

2.(ESPM) “Essas longas jornadas fluviais diversificaram os meios de locomoção e exigiram nova postura dos seus componentes. Os rios tornaram-se a principal artéria de deslocamento, razão pela qual as técnicasfluviais alcançaram grande desenvolvimento entre os paulistas. Para tornar a jornada menos perigosa formaram-se comboios que substituíram as unidades isoladas. Porto Feliz era seu foco irradiador e as frotas que dali seguiam pelos rios Tietê, Paraná e outros, reuniam por vezes 300 ou 400 canoas em expedições que com diversas variantes por todo um século, inclusive com a difícil transposição denumerosas cachoeiras e corredeiras, asseguravam as comunicações entre São Paulo e Mato Grosso”.
(Adaptado do Dicionário do Brasil Colonial, direção de Ronaldo Vainfas).
O texto descreve o seguinte tipo de expedições:
a) O sertanismo de contrato.
b) A caça ao índio.
c) O tropeirismo.
d) As monções.
e) O comércio de drogas do sertão.

3.(ESPM) Numa economia como a brasileira — particularmente emsua primeira fase — é preciso distinguir dois setores bem diferentes da produção. O primeiro é dos grandes produtos de exportação, o outro é das atividades acessórias cujo fim é manter em funcionamento aquela economia de exportação. São sobretudo as que se destinam a fornecer os meios de subsistência à população empregada nesta última.
(Caio Prado Jr. História Econômica do Brasil)
Assinale aalternativa que traga, respectivamente, um produto de exportação e uma atividade acessória ou de subsistência praticadas no Brasil colonial:
a) Açúcar e borracha.
b) Açúcar e mandioca.
c) Açúcar e soja.
d) Café e borracha.
e) Café e soja.

4.(FGV Eco) O primeiro testemunho sobre a antropofagia na América foi registrada por Álvarez Chanca (...) em 1493. (...) Registrada a abominaçãoantropofágica, os monarcas espanhóis autorizam em 1503 a escravidão de todos os caraíba pelos colonos. No litoral brasileiro, os tupinambá, do grupo tupi, tinham o hábito do canibalismo ritual (...). Prova de barbárie e, para alguns, da natureza não-humana do ameríndio, a antropofagia condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a “guerra justa” e do cativeiro perpétuo em 1557, porterem devorado no ano anterior vários náufragos portugueses, entre os quais se encontrava o primeiro bispo do Brasil.
(Luís Felipe de Alencastro, Folha de S.Paulo, 12.10.1991)
A partir do fragmento é correto concluir que
A) as tribos tupiniquins, aliadas aos franceses, acreditavam na justiça e na importância da guerra justa como capaz de permitir a supremacia contra tribos inimigas.
B) conformedeterminava a legislação de Portugal e da Espanha até o início do século XIX, apenas os nativos da América que praticavam o canibalismo foram escravizados.
C) a escravização dos ameríndios foi legal e efetiva apenas até a entrada dos primeiros homens escravos africanos na América, a partir da segunda metade do século XVII.
D) o estranhamento do colonizador europeu com a prática da antropofagiapor parte dos nativos da América serviu de pretexto para a escravização desses nativos.
E) portugueses e espanhóis, assim como a Igreja Católica, associavam a desumanidade dos índios ao fato desses nativos insistirem na prática da guerra justa.

5.(FGV Eco) “(...) a terra que dá ouro esterilíssima de tudo o que se há mister para a vida humana (...). Porém, tanto que se viu a abundância de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diego
  • Diego
  • diego
  • diego
  • diego
  • Diego
  • DIego
  • Diego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!