DIEGO AVA DET Ativ Autodesenvolvimento Template DIEGO AVA

286 palavras 2 páginas
Conceito de investimento
Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recurso no futuro.
Formas genéricas de “investimento”:
Comprar uma casa;
Comprar um carro,
Fazer uma aplicação financeira;
Guardar dinheiro na caderneta de poupança;
Comprar dólares e guardar em casa;
Abrir uma empresa;
Construir uma fabrica;
Estudar inglês;
Existem muitos outros exemplos que poderiam ser citados e que aumentam a confusão em relação ao que é investir.
Generalizando então, de forma simples, um investimento e qualquer ato ou ação que implique renunciar a recurso no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.
Importância do investimento para as organizações:
O investimento é fundamental para as organizações, a própria sobrevivência das organizações em longo prazo esta condicionada ao volume de investimentos realizados por elas, o investimento influencia a sobrevivência das organizações em, pelo menos, dois aspectos:
Expansão das organizações: as organizações, em especial, as privadas tem por objetivo crescer e se expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno par o investidor.
A única forma de viabilizar esse crescimento e realizar investimento.
Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a absolência das suas maquinas e equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização acabara utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretara em produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que os de seus concorrentes, comprometendo assim, a sua sobrevivência.
Fonte:
OLIVO, Rodolfo Leandro de Faria – PLT Análise de Investimento, Cap. 1

Relacionados