Didotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base nas repercussões decorrentes da influência da cultura pós-moderna em todas as instâncias da vida em sociedade, pode-se afirmar que, certamente, a sociedade encontra-se em um momento de crise, pois os valores antigos já não resolvem os problemas existentes, e os valores novos não estão ainda firmes e com resultados que atendam às expectativas dos indivíduos.

Ao situar a escola nocontexto atual, verifica-se que ela está no meio de um turbilhão de fatos, acontecimentos, situações, fenômenos, episódios, processos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos, religiosos e outros mais, sofrendo, terrivelmente, os impactos das mudanças cada vez mais rápidas da pós-modernidade.

A origem da “cultura reflexiva” no ensino tem, como marco, a Teoria da Indagação, de John Dewey(1859-1952), suas obras foram fundamentais para que o movimento da Escola Nova tomasse impulso e se propagasse por quase todo o mundo, sendo citado, por muitos, como o pai da educação progressista. O enfoque que dava à pedagogia era voltado à experiência prática, sendo, por isso, às vezes, chamada de fazendo e aprendendo.

Conforme Saviani (1989), o professor agiria como um estimulador eorientador da aprendizagem cuja iniciativa individual caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem seria uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre esses e o professor.

A epistemologia dialética é o paradigma epistemológico que se tem revelado
mais fecundo para dar conta da especificidade dos problemas políticos e
pedagógicos,mostrando assim sua relevância atual para a pesquisa educacional.

Essa opção epistemológica não envolve os pressupostos ontológicos do
materialismo histórico-dialético como metanarrativa e nem com as experiências
históricas que pretendeu implementar. Conta, isso sim, é com os subsídios das
ciências da sociedade, particularmente da história, da antropologia, da sociologia,
da política, daeconomia.




Para Marx, o conhecimento da realidade não se faz de modo imediato. A reprodução ideal se faz a partir da ascensão do abstrato ao concreto.
O conceito de onilateralidade é de grande importância para a reflexão em torno do problema da educação em Marx. Ele se refere a uma formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado, pela divisão social dotrabalho, pela retificação, pelas relações burguesas estranhadas, enfim.

Esse conceito não foi precisamente definido por Marx, todavia, em sua obra há suficientes indicações para que seja compreendido como uma ruptura ampla e radical com o homem limitado da sociedade capitalista.


Em Marx, todavia, a proposta de politecnia adquire novos relevos. Para esse autor, ela era, acima detudo, uma forma de se confrontar com a formação unilateral e os malefícios da divisão do trabalho capitalista. Ela representava a reunião de diversos aspectos que, uma vez associados, significariam uma formação mais elevada dos filhos dos trabalhadores em relação às demais classes sociais.


Assim, a experiência do trabalho (em atividades diversas), associada aos estudos dos fundamentosteóricos do trabalho e à formação escolar, e ainda aos exercícios físicos e militares, representariam um salto na formação dos trabalhadores, pois imporiam fortes elementos contrários a empobrecedora formação decorrente das condições de trabalho capitalistas.


Os dois conceitos, no entanto, apesar de apresentarem esse traço distintivo, se complementam. Na verdade, não há uma dissociação dotipo: a politecnia se realiza no âmbito das relações burguesas ao passo que a onilateralidade apenas se realiza com a superação destas relações. Ambas são realizações da práxis revolucionária que em graus diferentes se manifestam em diferentes estágios históricos da vida social. A onilateralidade, por exemplo, é uma busca da práxis revolucionária no presente, desde sempre, embora sua realização...
tracking img