Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





Didática



Gislaine Maggiori Capuzzo - RA: 5570153781
Graziela da Silva Gontijo - RA: 5307956489
Luma de Andrea Takei - RA: 5705164818
Marcela Lorraine Martins Silva Passaglia - RA: 5222987599
Taika Z. da Silva Gonçalves - RA: 5766172617Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor à distância Daniela Viliegas Barreto.





Ribeirão Preto, 27 de Novembro de 2012


Resumo:



A Didática expressa uma prática pedagógica que decorre da relação básica entre professor e aluno num momento histórico determinado. Reconhecendo a Didáticacomo Ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a idéia de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica, até o ensino superior. Entre as várias abordagens didáticas este trabalho, busca clarificar a teoria e a prática como objetos do ensino com ênfase na história do pensamento pedagógico brasileiro e na formaçãoacadêmica. Acrescente – se ainda estratégias de ação educativa que vão além do confronto das teorias pedagógicas.

Didática, aprendizagem, ensino.



Abstract:

The expressed Didacticism a pedagogic practice that it elapses of the basic relationship between teacher and student in a certain historical moment. Recognizing the Didacticism as Science that is, being research and also use of teachingtechniques, it should be conceived the idea of her importance in the contribution for the citizen's formation from the basic education, until the higher education. Among the several didactic approaches this work search to clarify the theory and the practice as objects of the teaching with emphasis in the history of the Brazilian pedagogic thought and in the academic formation. Increase stillstrategies of educational action that space besides the confrontation of the pedagogic theories.

Didacticism, learning, teaching.


Etapa 1

Desafio


Plano de Aula


Publico Alvo: 2º ano


Perfil da turma para qual a aula vai será preparada: 20 crianças entre meninos e meninas.

Tempo de duração: 5 horas

Tema da aula: Monteiro Lobato
• 1º Etapa: Contar para os alunos sobreMonteiro Lobato e o quanto ele foi importante para as crianças brasileiras / Perguntar para as crianças o que elas conhecem sobre o Sitio do Pica Pau Amarelo / Mostras fotos de Monteiro Lobato e seus personagens / Apresentar o livro “O pica pau amarelo” e ler sete capitulo com eles / Montar quebra cabeça sobre os personagens mais famosos dele / Ensinar musicas do Sitio do Pica pau amarelo.
• 2ºEtapa: Relembrar os capítulos anteriores e ler com os alunos mais sete capítulos / Conversar com os alunos sobre o que eles sentiram sobre as aventuras dos personagens do Sitio / Fazer algumas perguntas para eles para que eles aprendam a dar opiniões e trocarem ideias / Confecção de bonecos do sitio do pica pau amarelo.
• 3º Etapa: Relembrar os capítulos anteriores e ler mais sete capítulos/ Converse com eles sobre o que eles gostariam de incluir na historia / Produzir um cartas com a mudança na historia / Preparar alguma receita que tenha na historia com eles.
• 4º Etapa: Finalizar o livro / Perguntar para os alunos o que eles acharam de toda a historia / Organizar uma roda de biblioteca para apresentar todas as literaturas de Monteiro Lobato fazendo com que eles criem vontadede ler mais livros / Fazer um teatro com os bonecos confeccionados / Cantar com eles as musicas aprendidas.

Justificativa: A leitura em voz alta feita pelo professor para seus alunos tem um enorme potencial educativo, permitindo que as crianças se encantem pelo autor e tenham interesse de ler outras literaturas. Em seqüência a apresentação de um influente escritor brasileiro do século XX,...
tracking img