Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA













ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Didática













Elizabete Viana Cabral – RA 5532127365
Leomar Alves De Matos – RA 5312953615
Lucilene Ferreira Da Silva Serrano – RA 3808637293
Tereza Cristina De MoraisJoaquim – RA 6314195661










Taguatinga – DF
Novembro de 2012

ELIZABETE VIANA CABRAL
LEOMAR ALVES DE MATOS
LUCILENE FERREIRA DA SILVA SERRANO
TEREZA CRISTINA DE MORAIS JOAQUIM












ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DidáticaEste ATPS, definido como Atividades Práticas Supervisionada da matéria de Didática da Faculdade Anhanguera – DF. Este desafio consiste em um Artigo sobre a Didática
Professora: Ma.Ausdy Castro Dos Santos



























Taguatinga – DF
Novembro de 2012.





IntroduçãoO objetivo desse trabalho e elaborar um plano de aula, porque e muito importante na organização do trabalho pedagógico, e uma previsão do que será a aula para garantir um bom desenvolvimento tornando uma aula produtiva e agradável, elaboramos um plano de aula onde iremos trabalhar com jogos matemáticos, utilizando ovos de páscoa, formando grupos ou duplas, para desenvolver o raciocínio lógico,estimulando o pensamento, criatividade relacionar cores e números, onde haverá troca de experiências entre as crianças, no momento de conversa e reflexão sobre os trabalhos.































Desenvolvimento

Plano de aula

1. Série/Ano e etapa de ensino: Alfabetização/Educação Infantil

2. Nºs de alunos na turma: 16 alunos

Faixa etária: 6 anosPrincipais características: Esta turma compõem de 16 alunos com idade de 6 anos. As principais características: São crianças que desejam tomar suas próprias decisões, se sentem grandes perto de crianças menores, falam bem muitas palavras, consegue escrever, pintar, cortar papel, desenhar com mais entendimento, tem vários amiguinhos, é mais sociável, fala de seus sentimentos, inventa ou cripequenas historia, faz muitas perguntas como: Por quês etc.

3. Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula.

Brincoteca

Sala de vídeo

Biblioteca

Alfabeto

Mural de fotos

Teatro

Jogos

Músicas fantoches

Material de sucata

Livros

4. Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em dupla: A organização e feita em grupo, para melhor desenvolvimento eassociação entre eles.

5. Acesso dos alunos a veículos informativos: A sala é composta por: cartazes, computadores, livros, revistas, jornais etc.

Passo 3

A leitura e a escrita são concebidas dentro de praticas sociais, tornando o aluno capaz de participar na sua comunidade. Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a escrita representa e como elarepresenta graficamente a linguagem.

Algumas situações didáticas favorecem especialmente a analise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonográfica. São atividades que exigem uma atenção a analise tanto quantitativa como qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos. São situações privilegiadas de atividades epilinguistica, em que basicamente oaluno precisa:

• Ler, embora ainda não saiba ler;

• Escrever, apesar de ainda não saber escrever.

Em ambas necessário que ele ponha em jogo tudo o que sabe sobre a escrita para poder realiza-las.

Nas atividades de “leitura” o aluno precisa analisar todos os indicadores disponíveis para descobrir o significado do escrito e poder realizar leituras de duas formas:

-Pelo ajuste da...
tracking img