Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferenças entre a Didatica Teorica e Didatica Pratica




Baseado na metodologia de Pura Lucia Oliver Martins, onde o professor no processo contraditorio queenfrenta, entre a formação acadêmica recebida e a pratica de sala de aula, gera uma didatica pratica, onde podem estar contidos os germes de uma prática pedagógica alternatica,voltada á realidade dos alunos que frequentam a escola brasileira.

As diferenças entre as didaticas praticas consiste em didatica teorica é aquela desenvolvida nos programasda disciplina, segundo pressupostos cientificos que visam a ação educativa, mas distanciados desta. São presssupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, nabusca de tornar mais eficiente, enquanto a didatica pratica é aquela vivenciada pelos professores nas escolas de 1° grau, apartir do trabalho pratico em sala de aula dentro daorganização escolar em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudado em livros ou experimentados em laboratórios mas temuma vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.

Na preparação do futuro professor procura-se, dentro desse enfoque, fornecer instrumentos para a definiçãoclara e precisa dos objetivos que ele pretende alcançar. Teoricamente o objetivo é considerado como o elemento determinante de todos os outros que integram o processo de ensino. Oprofessor e tratado como autonomo, dono do seu processo de trabalho; por causa disso, essa unidade dos programas de didatica e considerada como fundamental e indispessavel. Adenominaçãoes didatica teorica e didatica pratica objetivam evidenciar a dicotomia entre teoria e pratica presentes nos cursos responsáveis pela formação do profissional do magistério.
tracking img