Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Friedrich Froebel - (1782-1852)
Um dos grandes reformador educacional, professor universitário, com experiência na praticidade dos trabalhos, salientou a importância da criança,destacando suas atividades estimuladas e dirigidas.
A grande contribuição de Froebel à educação consiste em seus estudos e aplicações práticas acerca dos Jardins de Infância, dosquais é considerado o iniciador.
“A escola, para Froebel, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essências da verdade, da justiça, dapersonalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais e outras semelhantes, não as estudando, mas vivendo-as” (Monroe, p. 306).
Para Frobel o brinquedo é defundamental importância no processo construtivo da educação, juntamente com ele, os trabalhos manuais e o estudo do meio ambiente e natureza são estímulos que provocam na criança açõesespontâneas. Esses estímulos devem iniciar-se na educação infantil, é o momento das crianças expressarem-se e desenvolverem-se, baseando-se na auto-atividade. A aquisição deconhecimentos está em segundo plano, subordinado ao crescimento através da atividade.
A grande contribuição de Frobel para a pedagogia atual foi a de que o ser humano é essencialmentedinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. O homem é dono de uma força auto-geradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior.
O objetivo do ensino é sempre extrairmais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
Educação para Froebel é umprocesso pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana auto-consciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade.
tracking img