Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil da turma
A sala do maternal II da educação infantil possui uma turma com 24 crianças, com faixa etária de 3 a 4 anos de idade. È uma turma com ótimo índice de frequência, são participativas e interativas em relação ao tema proposto.
Na sala contem recursos como material pedagógico, jogos, brinquedos, livros de histórias infantis, apostilas, mobiliar adequado, cola, tesouras, tintas,pinceis, massa de modelar e papeis. Onde os mesmos constituem um ambiente importante atraindo assim a atenção das crianças no momento da acolhida tornando-se também um ambiente importante para o desenvolvimento da tarefa educativa.
Neste ambiente não há uma divisão rígida, mas há mobiliares adequado para a formação dos grupos, onde são organizados em grupos de ate 6 crianças, relativamente alternandoseus lugares com outros colegas.
Possuem acesso aos veículos informativos como, sala de vídeo, jornais, revistas e livros de acordo com a grade de rotina proposta pela unidade.
Tema da aula
De acordo com a turma o tema escolhido foi à linguagem oral. Pois a mesma faz parte de um dos eixos básicos da educação infantil, tornando-se de fundamental importância para o desenvolvimento do individuo,alem de contribuir para as habilidades do falar e sem contar que pode ampliar as possibilidades de inserção e participação no convívio familiar como também no meio social.
Como conteúdo foi escolhido a expressão oral como pronuncia, relatos de pequenos acontecimentos e ate mesmo musicas.Podendo também fazer a utilização de leituras de historias infantis e trabalhar conversas diárias com ascrianças sobre sua rotina , dando atenção as perguntas e respondendo-as de acordo com sua maturidade emocional.
Pela amplitude do tema escolhido, será elaborada como atividade a leitura do livro infantil Chapeuzinho Vermelho com o tempo estimado de duração de 40 a 50 minutos, pois, após a leitura conversaremos sobre a historia e trabalharemos um pequeno teatro onde eles serão os personagens e terão querecontar a historia de acordo com o que eles entenderam. A fim de incentivá-los a escutar a historia de modo que eles possam por em pratica a reprodução oral através do que foi contado levando-os a fazer pequenos comentários sobre o que eles entenderam e mais gostaram, com intuito de despertar a própria imaginação e estimulando assim o vocabulário das crianças através desta atividade.Justificativas para o desenvolvimento do tema escolhido
A linguagem oral esta ligada na educação infantil como base e ponto de partida para a iniciação da educação com crianças nessa faixa etária. Podendo promover experiências de aprendizados significativos, pois, a mesma esta constantemente presente no dia-a-dia das crianças.
A instituição de educação infantil é onde se dá continuidade ao ensino que ascrianças começam a adquirir em casa. Essas instituições por sua vez tem se restringido a trabalhar atividades como rodas de conversa, a recriação das historias e contos contados pelo professor, com o objetivo de desenvolver a conversa e a imaginação dos mesmos através das atividades; segundo Rcnei “Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais,e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade”.
Ao trabalhar a linguagem oral com as crianças pode-se perceber o quanto este tema é importante para se dar inicio a educação infantil, pois, através das atividades relacionadas a esse conteúdo os professores podem perceber o quanto as crianças se entregam as e se identificam comas brincadeiras e podem ver também em pequenos gestos como a relatação de situações vivenciada por elas, onde as mesmas já começam adquirir os mais diversos interesses e curiosidades por situações que estão a sua volta, ou seja, a autonomia que começam a obter.
A linguagem oral faz parte de um processo natural de maturação biológica da criança como individuo para a inserção dos mesmos na...
tracking img