didatica

Páginas: 37 (9108 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2014
1 O que é Didática 3
2 Plano de Aula 4
3 Entrevista à Escola. 5
4 Formulação de Objetivos Educacionais 6
5 Seleção e Organização dos conteúdos curriculares 7
6 Procedimentos de Estudo 6
7 Instrumentos na Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da aula planejada. 7
8 Considerações Finais 8
9 Referencias Bibliográficas 9












1-O que é Didática.
Conceito deDidática
A palavra didática deriva da expressão grega “technédidaktik”, o que pode ser traduzido por arte ou técnica de ensinar. Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos maisconvenientes a aplicar-se. A didática concretiza estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso para chegar a uma determinada meta.
A didática é uma arte, uma vez que confere sentido ao caos, mas é também técnica, já que constitui um conjunto de procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos. Neste sentido, a didática é a arte etécnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, englobando também o estudo das técnicas de ensino.
Pensando assim, embora a didática seja um dos elementos da pedagogia, é, simultaneamente, uma ciência autônoma, pois tem o objetivo de se ocupar das estratégias de ensino.
Além disto, busca o entendimento de questões práticas relativas às metodologias, sintetizando e funcionando como ferramentade transformação da teoria pedagógica em pratica aplicável no dia-a-dia.
O desenvolvimento histórico.
Embora a prática didática possa ser recomposta desde a antiguidade, quando, por exemplo, entre os gregos foi criada a maiêutica, surgiu como área autônoma em época relativamente recente na história da humanidade.
Para os gregos antigos a maiêutica foi um dos principais recursos didáticos, apalavra significa parto, englobando o conceito socrático de transmissão do conhecimento que, tal como o parto, seria demorado, difícil e dolorido, carecendo da assistência externa de uma parteira, no caso o professor.
Até o século XVII, a didática, como outras áreas do conhecimento, fazia parte da filosofia, somente começou a se separar dela por esta altura.
O responsável foi Jan AmosKomesnský, conhecido como Comênio, um professor e cientista ligado a matemática e astronomia, considerado o pai da didática. Nascido em 1592, na Moravia, atual República Checa, Comênio transpôs a ideologia protestante calvinista para a educação.
Defendia a idéia de que seria necessário criar um sistema articulado de ensino, acessível a todos, que buscasse unificar todas as ciências e artes, transmitindoteorias a partir de experiências cotidianas, estabelecendo uma ponte entre o conteúdo e a necessidade do aluno.
Pensando nestas questões, escreveu, em 1627, a obra “Didáctica Checa”, depois traduzida para o latim como “Didacta Magna” em 1631. Na obra ele sintetizou a prática pedagógica que entendia como didática. Uma maneira de ensinar de forma direta e clara, mostrando a verdadeira natureza dascoisas, partindo de suas causas para explicar os princípios gerais, tudo em seu devido tempo, aproximando o homem de Deus.

No século XVIII, o filosofo francês Jean Jacques Rousseau promoveu o segundo grande avanço didático. Ele escreveu “Emílio, ou da Educação”, uma obra onde expressou sua opinião em relação aos preceitos educacionais, mostrando como conservar a bondade natural humana através deum sistema educacional, sobretudo, voltado a formar o cidadão ideal. Seria necessário centralizar a educação nos seus aspectos humanos, transformando o professor em um membro da família do educando, estimulando a igualdade de direitos e deveres, a vontade de apreender, o amor pela pátria e a austeridade moral.


2.Plano de aula.
Público alvo: Educação infantil.
Perfil da Turma: 11meninos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!