Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Didática para a Educação reconhecida nos meios educacionais hoje?

A didática é considerada um instrumento de caráter com maior ou menos diretividade para que o aluno realize sua aprendizagem, de acordo com os fins determinados.
Esta representação é freqüente aos longos 35 anos , a didática esta passando por um questionamento.
No século xx na década de 80 estudos realizados por martinsafirmam que a didática é uma qualidade de expressão de uma prática determinada num momento histórico determinado.
Neste século Veiga afirma que mudanças ocorridas na instituição educativa e as condições objetivas do exercício do profissional é uma tarefa do professor.
Didática momentos históricos: Professores e alunos na didática implica , em resgatar o percurso da área situando-a nos diferentesmomentos históricos.
A didática tem sido questionada principalmente na década de 80 buscando na área do conhecimento a sua identidade, tendo dois marcos fundamentais( Encontro Nacional de Professores, A Didática em questão, dez anos depois)
O encontro nacional dos professores de didática ocorreu em 1972realizdo no período pós 1964 um momento caracterizado pelo esforço do estado, período em que ocrescimento econômico e o desenvolvimento industrial tendo em vista o processo produtivo.
Este período, a educação passa a ser um fator de desenvolvimento , com processo individual e social.
As reformas de ensino 1º e 2º grau. Com eficácia de processo, o contexto político econômico e educacional discutem a necessidade de formar um novo professor.
O documento final deste encontro destaca o professordidática a necessidade da integração no processo de expansão e atualização do ensino brasileiro e com exigência de um novo professor, cuja preparação seja em conhecimento cientifico e vinculada as contingências nacionais.
Por meio de treinamentos o professor competente executa tarefas observando sua posição no interior da organização do trabalho na escola.
A questão central, será um ótimoplanejamento, ficando claro na didática que o planejamento ocupa lugar de destaque nos seus manuais e programas de ensino.
A racionalização aparece, como necessidade básica para o alcance dos objetivos do ensino.
O 1º Seminário a Didática em questão (1982), período marcado pela abertura política do regime militar instalado em 1964.Havendo necessidade de formar educadores críticos e conscientes dopapel da educação na sociedade. Com as camadas populares cada vez mais presentes na escola e sendo delas excluídos.
Primeiro encontro , professor competente comprometido com o programa político - econômico do país.
Segundo encontro, preocupação com a formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social. Candau ressalta:
Da didática instrumental para uma didáticafundamental.
Valorizam-se os estudos do cotidiano escolar como fonte de conhecimento para o alcance.
Tendo relação entre a didática pensada e a didática vivida.
Para Candau, foi um etapa de ruptura de paradigmas de negação de buscas de reconstrução sendo a prática pedagógica e seus determinantes.
O movimento que inicialmente inclui uma crítica e um denúncia do caráter meramente instrumental da didáticaavançou em seguida para a busca de alternativas.
Apontando para um ensino mais articulado com a realidade das escolas de ena ensino fundamental e médio e com as necessidades práticas da maioria da população.
Na década de 80 a discussão didática encontra-se com grupos que discutem a importância de formar uma consciência crítica nos professores e os interesses e necessidades das camadas popularestendo em vista garantir sua permanência na escola pública.
Propostas expressivas como a pedagogia, base teórica da pedagogia crítico- social dos conteúdos sistematizado por José Carlos Libâneo caminham nessa direção.
Todo este, processo tem em foco o acesso a escola e a permanência dos alunos das classes trabalhadores no ambiente escolar.
Com o ensino, a transmissão , assimilação ativa do...
tracking img