Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por favor leia:
Um apelo pessoal do
fundador da Wikipédia, Jimmy Wales.
Leia agora DidáticaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto pormeio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em práticaas diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.

Os elementos da ação didática são:

o professor
o aluno
a disciplina (matéria ou conteúdo)
o contexto da aprendizagem
as estratégiasmetodológicas
Índice
1 História
1.1 Entre os anos 20 e 50
1.2 Entre os anos 60 e 80
1.3 Dos anos 90 até a atualidade
2 Educação Expressiva - Um Novo Paradigma
3 Didática e currículo
4 A Pedagogia do teatro (essencialistas e instrumentalistas)
5 O tríptico didáctico
6 Bibliografia
7 Artigos
8 Ver também
9 Ligações externas


[editar] História[editar] Entre os anos 20 e 50Nesseperíodo, a didática praticada era a da Escola Nova, que buscou superar os postulados da escola tradicional, trazendo assim uma reforma interna no ensino. O movimento da escola nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a visão delas como "adultos em miniatura" e passando a considerá-las capazes de se adaptar a cada fase de seu desenvolvimento. Foi a fase do "aprenderfazendo", momento em que os jogos educativos passaram a ter um papel importante no dia-a-dia das escolas. Entre seus principais defensores encontram-se Anisio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Cecília Meireles.

[editar] Entre os anos 60 e 80Nesse período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processointerpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.

A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.

[editar] Dos anos 90 até a atualidadeA didáticatornou-se um instrumento para a cooperação entre docente e discente, para que realmente ocorresse a evolução dos processos de ensino e aprendizagem. Para isso é importante o comprometimento, o esforço e o exercício de suas técnicas em ambos os lados, para que o conhecimento realmente seja transmitido do professor para o aluno.

[editar] Educação Expressiva - Um Novo ParadigmaSegundo a Dra. MarcelliFerraz, em sua obra Educação Expressiva - um novo Paradigma Educativo, 2011: A Educação Expressiva se define pelo estímulo de expressões não verbais em contexto educativo, socio-educativo, em sala de aula ou em educação comunitária, com a finalidade de promover a formulação do conhecimento e o desenvolvimento de competências humanas.

Por expressão não verbal entendemos ser tudo que não utiliza apalavra falada, a fala estruturada, ou o diálogo consciente, como forma central de expressão e comunicação. Centram-se na expressão não verbal, estimulada através do uso de mediadores e técnicas expressivas, que valorizam o sentir, a emoção, as memórias, os sentidos, e foge da estrutura racional do discurso, da fala e da oratória.

Antes mesmo do surgimento evolutivo do homo sapiens sapiens,...
tracking img