Didaque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Didaqué significa instrução ou doutrina, escrita entre 60 e 90 d.C. é o documento mais importante e antigo da era pós-apostólica, pois era fonte de legislação eclesiástica que possuímos.É consideradoum manual de religião, um catecismo dos primeiros cristãos. O autor pertence ao pertence ao meio judaico-cristão. Seu conteúdo e estilo lembram imediatamente o Antigo e Novo testamento, pelo estilodos temas de muitas exortações.
Instrução dos doze apóstolos.O caminho da vida também é o caminho da morte, mas há grande diferença entre os dois.
Caminho da vida, primeiro ame a Deus, segundo ame aseu próximo e não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.Bendiga aqueles que o amaldiçoam reze por seus inimigos e aqueles que o perseguem.Ofereça-lhe a outra face. De a quem pede enão peça volta. Bem aventurado aquele que dá conforme o mandamento. Ai daquele que recebe sem necessidade prestará conta. Saiba para quem está dando esmola.
A celebração litúrgica Segundo mandamentoda instrução é:Não mate, não adultere, não fornique, não roube, não pratique feitiçaria. Não cobiçar, nem falso testemunho.Não seja avarento, nem ladrão, nem pratique o mal contra o próximo. Reze enão odeie a outros.
Raízes do mal e do bem.Filho evite tudo que é, e parece mal. Não seja colérico, briguento ou avarento, pois o homicídio nasce essas coisas. Não cobice as mulheres alheias.Não seaproxime de adivinhações, que isto conduz a idolatria. Não seja mentiroso.Não fale blasfêmia.Seja manso. Seja paciente. Não louve a si mesmo. Vida em comunidade. Honre quem prega a palavra de Deus.Procure estar todos os dias com os fiéis. Não provoque divisão. Busque a reconciliação. Não hesite em dar, nem rejeite o necessitado. Não viole os mandamentos do Senhor. Confesse seus pecados. O caminho damorte. O caminho da morte e cheio de: maldições, homicídio, adultério, paixões, fornicações, roubos, idolatria, idolatria, magias feitiçarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, maldade,...
tracking img