Didadica pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO

CAMPUS AVANÇADO DE PRUDENTÓPOLIS

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

ANGELA DERHUN

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

PRUDENTÓPOLIS
2012

ANGELA DERHUN

RESUMO DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Trabalho elaborado pela acadêmica Angela
Derhun, solicitado pela professora Miriam,
professora da disciplina de Didática para
Obtençãode nota semestral parcial do 1°
semestre

Vida e Obra do Autor

O autor Freire desenvolveu um método de alfabetização popular chamado “método Paulo Freire”. Também criou o MOVA – Movimento de alfabetização, que é um programa publico de apoio à educação em salas comunitárias, adotado por varias prefeituras. Paulo Freire foi dotado de grande inteligência e senso critico. Foi professor, ocupouvários cargos governamentais: diretor do Departamento de Educação e cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco; diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife; Supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos; Secretario de Educação da cidade de são Paulo.

Paulo Freire foi exiliado na Bolívia na época ditadura. Trabalhou no Chile movimento dereforma agrária da Democracia Cristã e para a Organização das nações Unidas. Anos depois retornou ao Brasil.

Paulo Freire criticava o sistema tradicional de educação. Por esse motivo elaborou novos métodos de ensino e laçou varias obras literárias com ricos conteúdos para a área de educação.

A educação fundamentada na ética, respeito e na dignidade foi um constante preocupação durante a suavida como educador e politico.
Paulo Freire faleceu em 02 de maio de 1997.

Capitulo I – Pratica Docente

Ensinar – aprender exige uma experiência sobre tudo diretiva, ética, politica, reflexiva pedagógica.
Segundo François Jacob, somos seres programados, mas para aprender. Quanto mais curiosidades têm de um determinado assunto, mais buscam o conhecimento.
Paulo Freire sita o educadorbancário educador que passa horas do seu tempo adquirindo conhecimento em sua biblioteca, para então narrar para seus alunos. Ao contrario do educador problematizador que propõe um dialogo entre professor e aluno.
O educador não pode negar-se a auxiliar um educando quando lhe surge maior dificuldade, o educando está sujeito a reconstruir o seu saber, além do conhecimento por ele já adquirido. Oeducador deve promover uma pratica explicativa de modo em que ao ele transmitir a leitura ele também seja um educador problematizador. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Saber respeitar os alunos como um todo é a chave principal para uma longa atividade educadora, independente de suas classes, raça. Trabalhar a atividade relacionada de acordo com a realidade dos educandos. Aprendidosestes operam por si mesmos. Com os avanços da tecnologia muda-se qualidade de ensino, mas não a essência. Usa de forma critica e curiosa.
Ética deve andar sempre com a estética, pois a ética nada mais é do que a moral e a estética é a busca do belo do perfeito, devem andar sempre juntos. Só somos éticos quando estamos sendo éticos. Pensar certo é fazer certo - Pensar certo exige mudança. Pensarcerto e fazer errado não tem nada haver com a humildade, pensar certo exige o bom senso. A prática de hoje e de ontem pode melhorar na próxima pratica.
Nenhuma formação implica a promoção da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica, do outro, sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, a intuição ou adivinhação. Não há pratica docente verdadeira que nãoseja ela mesma um ensaio estético e ético, permitam-se a repetição.

Capitulo II – Ensinar não é Transferir Conhecimento

Ensinar não é transferir conhecimento é pensar certo. Pensar certo é uma postura exigente, deve-se assumir diante dos outro e com os outros, em face dos mundos e dos fatos, ante nós mesmos.
Nossa passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Devemos cada dia...
tracking img