Didática

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Pedagogia - 1º semestre - 2010

Didática

Questões dissertativas

1. Após a leitura do capítulo 1 – “Histórico, concepções e pensamento didático” elabore uma síntese (de até duas laudas), abordando as principais características das teorias pedagógicas apontadas pela autora.
As principais características são:
Tradicional - é usada nas escolas onde o professor é o sujeitoprincipal do processo educacional, cabe a ele ensinar, ele é o centro das atenções, e seus alunos devem aprender unicamente com ele. Os alunos acabam ficando dependentes deste professor para que tenham uma evolução, e muitas vezes são obrigados a aprender nem que seja por meio da decoreba.
Escola- novista- Acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção deuma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático. Neste tipo de escol, o aluno aprende a aprender, tendo totalliberdade, individualidade e atividade.
Tecnicista- Foi vista como uma panacéia para solucionar os problemas educacionais. Dominar técnicas de ensino, ter um planejamento rígido deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social, o aluno e o professor são executores de tarefas planejadas por especialistas, e utilizavam recursos didáticos para terdomínio da sala de aula eram condições consideradas fundamentais para a garantia de um ensino de qualidade.
Vendo a necessidade de melhorar o ensino e visando atender aos pedidos da sociedade, iniciou-se a construção de uma nova orientação, que teve vários nomes, tais como: pedagogia dialética, revolucionária, porem a que firmou foi pedagogia histórico- critica. Este modelo de ensino procuraexplicar a escola, como inserida na sociedade capitalista, para criticar o modelo daquela época, dizendo que para compreender a situação educacional é preciso antes compreender a política e a economia da sociedade capitalista, e uni-la com a situação da educação naquele momento. Tal teoria mostra que a educação é comprometida com os interesses da sociedade capitalista heterogênea.
Várioseducadores famosos da época apóiam esta teoria, dizendo que não é possível compreender a educação, a partir dos seus condicionamentos sociais, uma escola como esta, consiste na reprodução e conservação da sociedade na qual esta inserida. Juntamente a este movimento, surge a nova orientação teórica- metodológico hoje conhecido como construtivismo, suas teorias foram estruturadas a partir dos estudosda psicologia.
Por esta idéia, a aprendizagem é dada pelo esforço do aluno para entender a informação transmitida, transformando para aprender. Com isto, conclui-se que o conhecimento não acaba, é só transformar o que já existe. Entendemos que as teorias pedagógicas e psicológicas são indispensáveis para o profissional educador.
“A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria doconhecimento posta em prática” (Paulo Freire).

2. Individual e sem consulta.
(FCC-2009).“Quando as crianças das classes populares entram na escola, não deixam apenas
as chinelas na porta da entrada, deixam também tudo o que sabem sobre o mundo e sobre si mesmas; deixam até sua capacidade de usar a linguagem oral para se comunicar [...] Como pode aprender quem é desacreditado na sua capacidade de aprender? Como pode avançar na aquisição de novos conhecimentos quem é avaliado como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!