Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. - Campinas- SP: Papirus. 2003.

Gledson Batista Santana

RESUMO DA OBRA:
Na primeira parte desta obra é questionada a importância do livro didático e as mudanças da disciplina de história na atualidade da escola, seus temas estão distantes da realidade do aluno que recusa a matériapor não achar útil em sua vida. A escola esta tentando moldar-se ao livro mesmo este deixando de ser importante nessas turmas. O profissional usa este material porque serve como maior meio de conhecimento. A autora faz uma retrospectiva do papel do livro e analisa os livros didáticos e paradidáticos, discerne pela metodologia do ensino, preparação dos estudantes de história mais voltada à área depesquisa. Na segunda parte ela quer trazer à prática as teorias que ajudam a melhorar como interdisciplinaridade, a história sendo introduzida em outras ciências e temas que abordam a história. Trazendo isso pra sala através da pesquisa, análises políticas e com a prática da história local. Materiais como literatura, filmes, músicas e laboratórios pedagógicos auxiliam nesta atividade. Em suasconsiderações finais conclui que o ensino esta defasado, é preciso moldar as diferentes realidades de cada aluno e de cada escola, percebendo as dificuldades e as especialidades de cada um, o livro atua no desenvolvimento do caráter crítico e reflexivo dos alunos e em sua visão para com a sociedade.

CITAÇÕES:
PARTE I
1. REVISITANDO A HISTÓRIA DA DISCIPLINA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX.“Discutir o ensino de história, hoje, e pensar os processos formativos que se nos desenvolvem diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos, numa sociedade complexa marcada por diferenças e desigualdades”.
(p.15)

“O fazer histórico realizava- se no campo da política, numa posição ambígua, pois, se por um lado estava extremamente próximo ao poder dominante, por outro se distanciavae constituía um outro poder que dispunha de estratégias, símbolos e fatos capazes de alterar o jogo das forças políticas”.
(p.25)

Parecer:

As mudanças ocorridas no Brasil tanto sócio- históricas e no ensino de história se equivale a setores políticos que visavam uma nova elaboração de políticas e tecnologias educativas. Esses movimentos de trabalhadores da educação aumentavam as verbas eassim melhorou o ensino de história. Porém estas políticas distribuíam conhecimentos superficiais à realidade social, e as pessoas elas não tinham o espírito crítico. A principal mudança veio em forma de linguagem, fotos e escritos, mapas, fragmentos de textos de outros autores, debates, reformulações onde a história foi valorizada como campo de saber autônomo e fundamental para a formação dopensamento dos cidadãos.

CITAÇÕES:
2. A NOVA LDB, OS PCNS E O ENSINO DE HISTÓRIA.

“A raiz da crise da educação moderna é a incompatibilidade de natureza intrínseca entro o ato de educar – preservação e transmissão cultural- e as atitudes do homem moderno diante do velho e do passado”
(p.31)

“Creio que analisar o impacto da nova LDB e dos parâmetros curriculares no ensino de histórianos remete à compreensão do papel da escola e da dinâmica escolar em relação aos saberes históricos nela transmitidos”.
(p.33)

Parecer:

O que é significativo e importante de ser ensinado da história do Brasil e do mundo? Pra quê? Por quê?.Que tipo de alunos queremos formar? Que tipo dehistória queremos passar para eles? A educação, cultura, memória e ensino de história devem trabalhar juntos para tentar solucionar a crise da educação e de valores vivenciados pela sociedade brasileira contemporânea, onde a desigualdade social tira o desempenho escolar satisfatório. Os professores têm que cruzar as fronteiras impostas entre as diferenças culturais e de grupos sociais, entre a...
tracking img