Didática teóricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Reflexões sobre as pedagogias da infância:

Contribuições teóricas segundo Froebel, Dewey, Montessori, Freinet e Malaguzzi.

Belo Horizonte, 2011.

Introdução

No decorrer do semestre, trabalhamos com cinco pensadores da educacao infantil. Estudamos os aspectos filosóficos, históricos e didáticos das tendênciaspedagógicas da educação para a infância nas perspectivas Iluminista e Escolanovista de Friedrich Froebel, John Dewey e Maria Montessori. Além da perspectiva sócio-cultural de Celèstin Freinet e Loris Malaguzzi.

Apesar de viverem em épocas e contextos históricos diferentes, todos esses teóricos dedicaram grande parte de suas vidas ao estudo das crianças.

Com este trabalho pretendo apresentar asprincipais contribuiçoes desses estudiosos para a educação.

Friederich Froebel (1782 -1852)
O educador alemão Friederich Froebel nascido em Oberweissbach 1782 na aldeia de Turingia principado de Swartzburg-Rudolstadt, Alemanha meridional, falecido em 1852, Marienthal, na Saxonia, presenciou e sofreu os impactos das revoluções francesa e industrial na economia, na politica, e na ideologia, de ondeemanaram os princípios para o nacionalismo.
Aprendeu, com dificuldade, as primeiras noções de leitura, escrita e cálculo com o pai, que, desanimado com a falta de talento do filho deixou de instruí-lo. Aos 10 anos iniciou estudos regulares em uma escola paroquial de Stadt-Ilm, localidade em que viveu ate os 14 anos na residência de seu tio materno, o pastor Hoffman.
Em 1797, foi enviado paraTuringia como aprendiz de um guarda florestal, reconhecido pelo seu trabalho em agrimensura. Dessa vivência nasceu o interesse pelas ciências naturais. Em 1797, dirigiu-se a Jena, onde se matriculou como estudante de filosofia na Universidade do Estado.
Em 1805, dirigiu-se Frankfurt para estudar arquitetura, foi nessa época que surgiu o interesse pelas questões da educação atraves de Gruner,diretor da escolar modelo e discípulo de Pestalozzi. Foi convidado a lecionar nessa escola, e Froebel, tomou conhecimento das ideias Pestalozzianas e sua admiracao por elas transformou-se em entusiasmo.
Em 1817, em Keilhau, Froebel, funda o primeiro empreendimento educativo, o Instituto Alemão de Educação Universal.
O projeto pedagógico de Froebel foi colocado em prática em 1839, em Blankenburg,quando inaugurou um instituto educativo chamado Instituto de Jogos e Ocupações. Em 1849, passou a ser chamado Jardim Geral da Infância Alemã, ou como ficou conhecido Jardim da Infância.

John Dewey (1859 – 1952)
Nascido em Burlington, pequena cidade Americana do estado de Vermont, em 20 de outubro de 1859, ainda na infância, na vida familiar, teve a primeira mostra da possível convivÊncia dasdiferenças. Seu pai, dedicado ao comércio, era procedente de uma familia de granjeiros estabelecidos na região fronteiriça com o Canadá, enquanto sua mãe provinha de uma familia conceituada no meio politico e cultural. No plano religioso, foi educado sobre os preceitos do Congregacionalismo, interpretados de modos distintos pelo pai (Universalista) e pela mãe (Parcialista). As diversasorientacões religiosas renderam-lhe inquietacoes que so foram melhor elaboradas intelectualmente e emocionalmente com a sua iniciacao nos estudos da filosofia.
Os caminhos trilhados por Dewey foram diferentes da grande parte de seus companheiros de infância e juventude em Burlington. Após concluir os primeiros estudos em escolas de sua região, passou a cursar a Universidade de Vermont onde se graduou em1879.
Neste periodo, Dewey teve suas primeiras experiências como professor, lecionando em uma escola secundária por dois anos, em uma escola primária por um ano. Doutorou-se em 1884, com especialização em história politica e das instituições e em filosofia.
De grande impacto em seu pensamento foi a visão sintetizadora hegeliana que unia o subjetivo ao objetivo, o material ao espiritual, o...
tracking img