Didática geral

Micael Felipe Soares RA 1081415










PORTFÓLIO DE DIDÁTICA GERAL





UN. 2- PLANEJAMENTO ESCOLAR: CONCEITUAÇÃO, IMPORTÂNCIA E ELABRORAÇÃO

UN. 3- OBJETIVOS DE ENSINO

UN. 4- CONTEÚDOS DE ENSINO









Centro Universitário ClaretianoLicenciatura em Geografia

Didática Geral

Prof.ª Cristiane Apolonio Gomes










BATATAIS

2012



Plano de Aula



Título da Aula: Cidadania Sustentável e Sustentabilidade

Tempo Necessário: Três Aulas

Etapa de Ensino: Segunda fase do Ensino Fundamental

Ano ou série da etapa de Ensino:7º e 8º Anos

Objetivos: Compreender o conceito de sustentabilidade, Apreender a relação entre sociedade, natureza e Economia.

Conteúdos: Cidadania e Sustentabilidade

Procedimentos Didáticos:

1º Etapa

Para começar, pergunte a turma quem já ouviu a palavra sustentabilidade e o que acham que significa, anote as respostas na lousa e questione a origem desses significados. Pode acontecerde alguns alunos já tenham ouvido falar de “empresas sustentáveis”, que adotam o termo como uma estratégia de marketing para mostrar que se preocupam como meio ambiente, talvez já tenham encontrados em algum lugar a expressão “ações sustentáveis”, atitudes que estariam de alguma forma, ligadas a preservação da natureza. Porém, o termo é mais amplo do que parece e envolve uma nova maneira de viver ede estar na sociedade, tanto para indivíduos quanto para empresas e governos. Na Sustentabilidade tanto uma instituição ou pessoa física devem respeitar três pilares: ser economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Hoje os especialistas indicam que não há um modelo único de desenvolvimento, mas que outros aspectos devem ser levados em conta, como o respeito às diversidadesculturais, as políticas de longo prazo e a ética. Outro item pode ser acrescentado à lista: a mudança de atitude, isto significa que cada um deveria programar mudanças na maneira como vive, criando e reformulando hábitos que permitam uma convivência mais ética, com repercussões na sociedade e no meio ambiente. A definição clássica de desenvolvimento sustentável expressada no chamado RelatórioBrundthand, é a do desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer, a possibilidade de gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades” (World Commission..., 1987).

2º Etapa

Divida a sala em grupos, cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema relacionado à cidadania e sustentabilidade. Avise aos alunos que é fundamental conduzir a pesquisa relacionandocomo conceito de sustentabilidade visto anteriormente, isto significa que eles não poderão esquecer a participação individual e das empresas nas ações pesquisadas, por isso é fundamental propor o que cada um destes sujeitos podem fazer.

Três sugestões de assuntos que podem ser pesquisados pelos alunos:

Poluição Política: aproveitando as eleições pede para fotografar abusos contra opatrimônio publico na sua cidade, os alunos podem notar como são desperdiçados recursos como, por exemplo, papéis para a impressão de panfletos e a madeira utilizada para produzir placas, além da enorme quantidade de lixo, como “santinhos”, dispensada nas ruas ou em lugares impróprios.

Cidades Sustentáveis: peça uma pesquisa sobre cidades que já adotaram meios sustentáveis para utilização de energia comoreutilização do lixo, taxas sobre o lixo ou orientações para preservação do meio ambiente.

Participação cidadã pela internet: proponha uma investigação sobre os movimentos que começam na web e defendem causas ou fazem reivindicações, como a campanha para que a presidente Dilma vetasse o novo código Florestal, lembre que de forma diferente das mobilizações políticas tradicionais, na era das...
tracking img