Didática do ensino superior

FACUDADES INTEGRAS SIMONSEN

DIDÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

ELIETE MACEDO GOMES
DEUSELI DOS SANTOS

Rio de janeiro
2010/1
ELIETE MACEDO GOMES
DEUSELI DOS SANTOSDIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Trabalho de conclusão apresentado à Professora Dra. Glória Regina Graçano com requisito para aprovação do curso de Didática doEnsino Superior da turma de Pós – graduação Das Faculdades Simonsen.

Rio de janeiro
2010/1
RESUMO

“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas nãoestão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando...” Guimarães Rosa

O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo o centro está a aprendizagem e o estudo dos alunos sob adireção do professor. A complexidade deste trabalho foi evidenciada ao longo de pesquisas e leituras dentro e fora da sala de aula. A disciplina de Didática do Ensino Superior tem como o objetivofocalizar o papel docente em todos os aspectos do processo didático.
Se acreditamos que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política e cultural, elaserá mais democrática quanto mais for universalizada a todos, assegurando tanto o acesso e a permanência nas séries iniciais quanto o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e odesenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos.
O mundo contemporâneo muda velozmente e uma das tarefas da escola é preparar os estudantes para as mudanças. Por isso, a realidadeeducacional sofre constantemente alterações e tal dinâmica exige adaptações de ordem curricular e metodologia. Estas constatações nortearam o trabalho desta disciplina.

Palavras chave: docente –identidade - inovação

QUEM É O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR?

De acordo com Paulo Freire, 1991 pensar exemplo, que não é a partir dele como um dado, que se conforma a prática docente crítica,...
tracking img