Didática da matematica

Páginas: 27 (6734 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
U NIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA TORRES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Claudio lovenir da cunha
Agosto/2011




O ensino de Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma áreade conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua aprendizagem.
A constatação da sua importância apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção deconhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
A insatisfação revela que há problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. Há urgênciaem reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama.
No entanto, cada professor sabe que enfrentar esses desafios não é tarefa simples, nem para ser feita solitariamente. O documento de Matemática é um instrumento que pretende estimular a busca coletiva de soluções para o ensino dessa área. Soluções que precisam transformar-se emações cotidianas que efetivamente tornem os conhecimentos matemáticos acessíveis a todos os alunos.
Breve análise da trajetória das reformas e do quadro atual do ensino de Matemática
Os princípios enunciados no item precedente têm origem nas discussões que, nos últimos anos, vêm ocorrendo no Brasil e em outros países. O objetivo tem sido o de adequar o trabalho escolar a uma nova realidade,marcada pela crescente presença dessa área do conhecimento em diversos campos da atividade humana.
Para melhor situá-los é importante retomar a trajetória das reformas curriculares ocorridas nos últimos anos e analisar, mesmo que brevemente, o quadro atual do ensino de Matemática no Brasil.
Nas décadas de 60/70, o ensino de Matemática, em diferentes países, foi influenciado por um movimentoque ficou conhecido como Matemática Moderna.
A Matemática Moderna nasceu como um movimento educacional inscrito numa política de modernização econômica e foi posta na linha de frente por se considerar que, juntamente com a área de Ciências Naturais, ela se constituía em via de acesso privilegiada para o pensamento científico e tecnológico.
Desse modo, a Matemática a ser ensinada era aquelaconcebida como lógica, compreendida a partir das estruturas e conferiram um papel fundamental à linguagem matemática. Os formuladores dos currículos dessa época insistiam na necessidade de uma reforma pedagógica, incluindo a pesquisa de materiais novos e métodos de ensino renovados — fato que desencadeou a preocupação com a Didática da Matemática, intensificando a pesquisa nessa área.
Aoaproximar a Matemática escolar da Matemática pura, centrando o ensino nas estruturas e fazendo uso de uma linguagem unificadora, a reforma deixou de considerar um ponto básico que viria se tornar seu maior problema: o que se propunha estava fora do alcance dos alunos, em especial daqueles das séries iniciais do ensino fundamental.
O ensino passou a ter preocupações excessivas com abstrações internas àprópria Matemática, mais voltadas à teoria do que à prática. A linguagem da teoria dos conjuntos, por exemplo, foi introduzida com tal ênfase que a aprendizagem de símbolos e de uma terminologia interminável comprometia o ensino do cálculo, da geometria e das medidas.
No Brasil, a Matemática Moderna foi veiculada principalmente pelos livros didáticos e teve grande influência. O movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A didática da Matemática
  • Didática da matemática
  • Didática matemática
  • didatica da matematica
  • Didática da Matemática
  • Didática da matemática
  • Sequencia didática de matemática
  • Metodologia e didática no ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!