Dicotomia público/privado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Dicotomia Público/Privado envolvendo a sociedade brasileira

A dicotomia público/privado se enfatiza na idéia de que aquilo que está dentro da esfera pública devenecessariamente estar fora da esfera privada e tudo que não se situar na esfera pública deve estar obrigatoriamente contido na esfera privada. Porém essas duas esferas secomplementam, formam um dualismo que não se separa. Mas sempre a esfera pública será primeiramente definida, sempre buscando a coletividade, o bem comum da sociedade e depoiso que não couber na esfera pública, residualmente fará parte da esfera privada.
No caso da sociedade brasileira, é uma sociedade com ideologias muito específicas ecaracterística dos brasileiros. Quando tratamos de indivíduos, a sociedade brasileira preza um código burocrático, buscando a igualdade dos membros que compõem essa sociedade.Mas quando tratamos de pessoas o que se percebe é o famoso “jeitinho brasileiro”, onde as pessoas tem acesso a muitos serviços por meio do apadrinhamento, pela troca defavores, se constituindo esse acesso como elemento fundamental e não como uma exceção às regras, caracterizando assim uma dualidade nas relações da sociedade brasileira como Estado.
As Leis foram criadas com foco no indivíduo como cidadão, como membro da sociedade brasileira, visando sempre a coletividade, o bem comum e a igualdade, mas naprática, a pessoa sempre leva vantagem, como por exemplo, com o já citado apadrinhamento, ferindo assim a igualdade teórica.

Infelizmente, o que se percebe no Brasilatualmente é o constante “jeitinho” para que a resolução de problemas, às vezes graves como saúde e justiça, que deveria ser um serviço distribuído igualmente para todos.
tracking img