Dicionário Rugbier

1586 palavras 7 páginas
Dicionário Rugbier

Abrir bola: recolocar a bola em jogo quando ela está parada. Termo geralmente utilizado para quando a bola é tirada de um ruck, scrum ou maul.

Anular try: movimento de apoiar a bola no solo do próprio ingoal. O reinício de jogo depende de qual time introduziu a bola no ingoal.
Apoio: uma jogadora em jogo do time que tem a posse da bola que corre próxima da portadora da bola “está no apoio” ou “é o apoio” da portadora da bola. Geralmente, quando uma jogadora faz um passe ela deve correr no apoio da jogadora que recebe o passe.
Backwards: half scrum, abertura, centro e ponta. Jogadoras que geralmente utilizam-se de velocidade e mobilidade. Também chamadas de linha.
Balão: movimento de ataque onde o jogador portador da bola corre em uma parábola deixando toda a linha de defesa para trás.
Bola morta: quando a bola é jogada pelo time atacante para fora do campo pela linha de fundo do ingoal ou alguém anula o try, a bola é considerada morta.
Bola presa: quando uma jogadora se joga para fazer um try e uma atleta defensora fica entre a bola e o chão, impedindo que a bola toque o solo, a bola é considerada presa.
Bola torta: em um line out, a bola deve ser lançada no meio do espaço deixado pelos dois elevadores. Quando a bola não é lançada corretamente neste espaço, diz-se que foi uma bola torta.
Chocar: entrar em contato com uma adversária, com o objetivo de passar por ela usando de força. Chumbar em uma adversária.
Chumbar: entrar em contato com uma adversária, com o objetivo de passar por ela usando de força. Chocar com uma adversária.

Chute de conversão: um dropkick realizado em qualquer ponto da linha imaginária (paralela às linhas laterais do campo) traçada a partir do ponto onde a bola toca o solo em um try. A bola chutada deve passar entre os postes e sobre a barra horizontal do H. O chute de conversão vale 2 pontos.

Corta luz: infração na qual uma jogadora do time portador da bola coloca-se entre a

Relacionados