Dicionariza o de fisca

1172 palavras 5 páginas
Dicionarização:
Eletricidade:
A eletricidade é a área da Física responsável pelo estudo de fenômenos associados a cargas elétricas. O termo eletricidade originou-se da palavra eléktron, que é derivada do nome grego âmbar. Este, por sua vez, é uma resina fóssil que, quando atritada em algum tecido, pode passar a atrair pequenos objetos. Foi na Grécia que surgiram as primeiras definições para eletricidade.
Aparelho elétrico:
São aparelhos que transformam energia elétrica outras energias, de acordo com o aparelho. Outra importante característica dos aparelhos é a potência que eles possuem, isto é, a capacidade de transformar energia elétrica em outro tipo de energia mais rapidamente. Existem aparelhos que possuem a mesma função, mas em relação à potência são bem diferentes. Máquina elétrica:
As máquinas elétricas são equipamentos destinados a converter energia mecânica em energia elétrica, ou vice-versa. No primeiro caso elas recebem o nome de motores elétricos e, no segundo, geradores elétricos. As máquinas elétricas são projetadas e construídas de forma tal a realizarem com a máxima facilidade e eficiência possíveis o processo de conversão. Elas possuem basicamente duas partes: uma parte que é fixada ao solo ou a alguma outra superfície, chamada de estator e uma parte móvel montada sobre um eixo, alojada no interior do estator de forma a permitir sua rotação, chamada rotor.
Gerador elétrico:
É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica. Sua principal função é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como, por exemplo, pilhas, baterias e usinas hidrelétricas.
Sua representação é dada por:

Receptor elétrico:
É o aparelho responsável por transformar energia elétrica em outras formas de energia, não sendo exclusivamente a energia térmica.
Em nosso cotidiano, o melhor exemplo de receptor é o motor elétrico, que transforma energia elétrica em energia mecânica.
Segue sua representação:

Receptor elétrico

Circuito

Relacionados