Dicionarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 HISTÒRIA DO DICIONÀRIO

Um dicionário é uma “Coleção de vocábulos de uma língua, de ciência ou arte disposta em ordem alfabética, com o seu significado ou equivalente na mesma ou em outra língua”. (Fonte: Dicionário online Michaelis). Existem diferentes tipos e modelos de dicionários, na qual cada um possui uma organização e finalidade própria que em geral vem definida no prólogo. A principalfunção de um dicionário é definir os significados e a apresentação ortográfica das palavras.
De acordo com Orlandi (2007) o dicionário monolíngue, ou seja, nacional surgiu em alguns países no período que vai do século XVII ao XVIII. No caso dos dicionários e língua portuguesa o primeiro foi lançado entre 1712 e 1728, mas o que obteve um maio êxito e destaque foi o de Moraes em 1789 “[...] oprimeiro exclusivamente monolíngue” (ORLANDI, 2007, p.165).
Alguns dicionários antes dos verbetes abordam outras questões relevantes ao aprendizado do usuário, mas o mais importante e que nem todos os dicionários trás é o prefácio o lugar onde o autor apresenta o seu trabalho ao público. Para Orlandi (2007) é no prefácio que se reúne a reflexão lexicográfica e a divulgação do conhecimento, ou seja, odicionário é um instrumento linguístico que serve para o aprendizado da própria língua.
Nesse trabalho analisarei em diferentes dicionários e contextos históricos, as palavras: homem e mulher. Essas palavras, devido às suas significações e as estabilizações que as cercam, trazem consigo as questões sobre a posição da mulher e do homem na sociedade, o machismo que sempre imperou no Brasil. A pesquisafoi feita nos seguintes dicionários: Dicionário módulo da língua portuguesa (Bueno, 1975), O dicionário da língua portuguesa (Ferreira, 2008), Dicionário Online (Michaelis).
O primeiro dicionário citado, de Francisco da Silveira Bueno, foi escolhido pelo fato de ser do ano de 1975, ou seja, a década em que uma verdadeira luta foi empreendida com a realização dos ciclos de conferências mundiaissobre os direitos das mulheres. Esse dicionário além dos significados dos verbetes aborda informações relevantes a Geografia do Brasil, com um mapa nacional logo no inicio.
O segundo dicionário, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, foi escolhido pelo fato de sua edição ser mais atual e por ser um dos dicionários mais utilizados nas últimas décadas do século passado. Ele foi publicado pela editoraPositivo (Curitiba) e traz exemplos da Gramática Normativa tais como: classificação de palavras, flexões de gêneros, número e grau, predicação verbal, abreviaturas e ainda fornece informações quanto à separação de silabas. Possui também tabelas de países com as respectivas capitais, adjetivos pátrios e moedas, paradigmas de conjugação verbal e grupos indígenas do Brasil.
O terceiro dicionário,Michaelis online, foi escolhido por ser moderno e por ter extremo rigor lexicográfico, trazendo palavras tanto da linguagem escrita quanto da linguagem oral. A obra é atualizada como neologismos, gírias e regionalismos, além de trazer a etimologia da palavra, detalhando sua origem e formação.
A seguir os verbetes consultados para análise de “Mulher” e “Homem”, que foram selecionados, para verificar arelação homem e mulher no contexto histórico.
Bueno (1975) – Dicionário Módulo da Língua Portuguesa
Homem, s.m. Animal racional, bípede e mamífero, que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica: ser humano. Aum.: homenzarrão; dimin..: homenzinho; homúnculo.
Mulher, s.f. Pessoa do sexo feminino depois da puberdade; esposa (Aum.: mulherão, mulheraça, mulherona).
Mini Aurélio (2008) – O dicionárioda língua Portuguesa
Homem, sm. 1. Qualquer individuo de uma espécie animal de mamíferos bípedes, semiiformes, mas com grande desenvolvimento cerebral, capacidade de fala, raciocínio; ser humano. 2. A espécie humana; a humanidade. 3. Ser humano do sexo masculino, varão. 4. O homem (3) sexualmente maduro, ou na idade adulta.
Mulher sf. 1. Ser humano do sexo feminino. 2. Restr. Mulher (1), após a...
tracking img