Dicionario sociologico de marx weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Ação Afetiva: O agente é motivado por um estado emocional.
Ação Racional Referente a Fins: Tipo de ação que se pratica levando em consideração o objetivo.
Ação Racional Referente a Valores:Tipo de ação que está baseado na convicção moral, ética e religiosa.
Ação Social: Ação é um comportamento humano. Ação é um comportamento humano com sentido objetivo. Nem toda ação humana é social. Aação é social quando quem faz espera que ocorra uma ação correspondente em outros indivíduos.
Ação Tradicional: O agente está sob o efeito da tradição, do costume, da obediência inconsciente àrotina.




















Burocracia: Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim degarantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. À burocracia, em certos momentos ele a apresenta como que uma “jaula de ferro”.Isto é, o homem se especializou tanto, que ficou preso arelações totalmente impessoais, ao controle rígido de um sistema, tais como a empresa e o próprio estado.
























Capitalismo: O capitalismo existe onde querque se realize a satisfação das necessidades de um grupo humano, com caráter lucrativo e por meio de empresas. Ele estabeleceu como condição prévia para a existência do capitalismo moderno, acontabilidade racional do capital, como norma para todas as grandes empresas lucrativas que se ocupam das necessidades cotidianas. Por isso, as empresas deveriam se apropriar de todos os bens materiais deprodução, como: a terra, aparelhos, instrumentos, máquinas, etc. como propriedades de livre disposição. Pregou também, a liberdade do mercado, com referência a toda irracional limitação do comércio, nãohavendo, portanto, um mercado livre de trabalho, nem de produtos. Ele achava que a exploração econômica capitalista deveria progredir, desde que a justiça e a administração seguissem determinadas...
tracking img