dicionario folosofia

2711 palavras 11 páginas
PESQUISA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Axiologia é uma área da Filosofia que estuda os valores Humanos e entre eles se destaca a Ética como valor vital,é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais.Etimologicamente, a palavra “axiologia” significa “teoria do valor”, sendo formada a partir dos termos gregos “axis”(valor) + “logos”(estudo,teoria), é desenvolvida por Scheller e Nicolai Hartmann, com os precedentes de Ehrenfels, Meinong e , Sobretudo,Bretano.

Deontologia termo criado por Jeremy Bentham a deontologia é a ciência dos deveres. Em Benthan, ela estuda os deveres que devem ser cumpridos para se atingir o ideal utilitário do maior prazer possível para o maior numero possível de indivíduos. Parece que foi C.D.Broad que introduziu a classificação das éticas em teleologia e deontologia. O deontologismo opina que as consequências não são decisivas para a bondade ou maldade da ação , mas que esta depende de critérios absolutos dai que as vezes ,com referencia a esta posição , se fale também de absolutismo. Muito diferente desse uso é o proposto por Rosmini, que entendeu por "deontológicas" as ciências normativas, ou seja, as que indagam "como deve ser o ente para ser perfeito".

Teleologia o termo “teleologia” foi empregado por Wolff para designar a parte da filosofia natural que explica os fins das coisas,ao contrario da parte da filosofia natural que se preocupa das causas das coisas.Seu nome é novo.Autores como Lotze cuja doutrina foi qualificada de “idealismo teleológico”, Paul Nicolaus Cossmann e Anton Oelzelt-Newin procuraram evitar toda identificação de ‘teleologismo” com ‘determinismo’,e em particular trataram de desenvolver uma “teleologia empírica” que consiste em descobrir nos próprios. Charles Taylor deixou claro que a noção de propósito e a explicação teleológica não são de modo algum incompatíveis com um ponto de vista empírico e não necessitam postular entidades inobserváveis ou

Relacionados

  • Seminário
    7905 palavras | 32 páginas
  • Augusto matraga, um ser-para-a-morte
    12387 palavras | 50 páginas
  • HISTÓRIA
    49258 palavras | 198 páginas
  • PrAprovado
    59775 palavras | 240 páginas