Dicionario de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DICIONÁRIO BÁSICO



Absolutismo - Sistema de governo em que o poder dos governantes é absoluto; forma na qual o poder supremo é exercido por um monarca ou por um grupo, com ou sem Constituição.

Ação conjugada - Todo esforço despendido por pessoas que agem em conjunto.

Aceitação social - O mesmo que grau de prestígio social de um indivíduo na sociedade.

Acomodação - É o processosocial em que o indivíduo ou um grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que tenha sofrido transformações internas. Todo conflito tem um fim. Termina ou é adiado, temporariamente, pela acomodação. A acomodação é uma forma exterior de conflito.

Aculturação - Quando dois ou mais grupos entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois verifica-se atransmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados e outros aceitos, incorporando-se, freqüentemente com alterações significativas, à cultura resultante. É a fusão de culturas diversas, dando origem a uma nova cultura.

Acumulação - Processo pelo qual as culturas crescem e se desenvolvem. O patrimônio cultural de um grupo humano cresce de geração em geração.Adaptação - Conjunto das modificações que um ser vivo experimenta para se ajustar ao ambiente social. É também um processo biológico pelo qual o organismo se adapta ao meio físico.

Agregação - É uma reunião de indivíduos, uma associação, um agrupamento físico.

Agregado - Tipo de agrupamento social não-homogêneo, mas organizado.

Agrupamento social - É uma reunião de indivíduos, umaassociação.

Ajustamento social - Todo processo social que tende a estabelecer relações de equilíbrio entre pessoas, entre grupos, entre elementos de uma cultura. São processos de ajustamento: a aculturação, a acomodação, a assimilação, a socialização.

Alienação - É, antes de tudo, uma forma de relação entre os seres humanos e, ao mesmo tempo, entre os seres humanos e determinadas coisas que lhessão exteriores. Essa forma de relação não é natural. Ela surge em um determinado momento, no processo do desenvolvimento histórico das sociedades humanas. O ser humano pode ser a conseqüência pessoal, sem identidade e personalidade, que é esmagada pela consciência social na consciência do grupo. Ele se massifica, passa a pertencer à massa e não a si mesmo.

Anarquia - Ausência de controle socialpelo Estado; desordem e confusão na sociedade.

Anarquismo - Doutrina política e social que preconiza uma organização social sem qualquer controle do Estado, em que os indivíduos viveriam livremente. Para isso, espera-se um grande nível de consciência social de cada indivíduo, já que anarquismo, como doutrina, não significa anarquia.

Ancien régime - Antigo regime. É uma expressão francesausada durante e depois da Revolução Francesa para designar o absolutismo derrocado pela própria revolução.

Animismo - Teoria segundo a qual a natureza é regida por almas ou espíritos. Crença primitiva segundo a qual todas as coisas animadas ou inanimadas são dotadas de almas. Essa teoria designa também que o animismo é a origem da religião.

Antropocentrismo - Doutrina que considera o serhumano como centro do Universo.

Antropologia - Ciência social que estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. São objeto de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc. A palavra antropologia do grego antropos, homem,e logia, estudo - é etimologicamente a ciência do homem. Divide-se em Antropologia Física, Antropologia Social ou Cultural e Antropologia Filosófica.

Área cultural - É a região em que predominam determinados complexos culturais, determinados padrões de cultura, que lhe conferem características próprias, diferenciando-a das demais.

Aristocracia - Sistema político em que o governo é exercido...
tracking img