Dicionario de biogeografia 2010.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA - 2010.1
DOCENTE BARTIRA ARAÚJO DA SILVA VIANA

DICONÁRIO BIOGEOGRÁFICO

TERESINA, 2010

ORGANIZAÇÃO

Trabalho realizado pelos alunos regularmente matriculados na disciplina de Biogeografia 2010.1, sob a docência da Professora MSc. Bartira Araújo da Silva Viana,responsável pela orientação ao Aluno – Monitor Marcos Daniel Neves Da Silva, participante do Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí no Período de 2010.1.

ÁRVORE FILOGENÉTICA (I) é uma exibição em forma de uma árvore das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que podem ter um antepassado em comum.

ANTROPOGÊNIO (I) São aqueles derivados de atividadeshumanas, em oposição a aqueles que ocorrem em ambientes naturais sem influência humana. (II) Impactos no meio ambientes gerados por ações do homem.

AUTOECOLOGIA – (I) Considera os organismos como representantes de uma espécie, e como estes reagem aos fatores ambientais, tanto bióticos como abióticos. coabitam. (II) É o ramo da ecologia que estuda a influencia dos fatores externos sobre o animal e ovegetal, ou sobre uma espécie determinada. (III) É uma das subdivisões da ecologia, que estuda o organismo individual ou indivíduos de determinada espécie em relação ao meio ambiente. (IV) Estuda as relações de uma única espécie com seu meio. Define essencialmente os limites de tolerância e as preferências das espécies em fase dos diversos fatores e examina a ação do meio sobre a morfologia, afisiologia e o comportamento.
BIOCENOSE (I) Associação de espécies de organismos vivos que vivem em equilíbrio ecológico no mesmo habitat. (II) Associação de organismos pertencentes a várias espécies (plantas, animais, microorganismos) que vivem e interagem (em estado de dependência mutua, num determinado período de tempo. (III) É o grupo de espécies vegetais de uma determinada região ouecossistema especifico. (IV) É um agrupamento de seres vivos que correspondem por sua composição, pelo número das espécies e dos indivíduos, a certas condições médias do meio, grupamentos de seres ligados por dependência recíproca e que se matem reproduzindo-se em um certo lugar de maneira permanente. (V) Termo usado por autores russos e europeus em geral, equivalente à comunidade

BIODIVERSIDADE (I) É avariedade de espécies animais, vegetais, fungos e micro-organismos encontrados em determinada região. (II) Variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte.

BIOSFERA (I) Zona de transição entre a Terra e a atmosfera, dentro da qual é encontrada amaior parte das formas de vida conhecidas. (II) Espaço da Terra onde há condições propicia para que a vida exista naturalmente.

BIOGEOGRAFIA (I) é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, procurando entender padrões de organização multidisciplinar que relaciona informações de diversas outras ciências côo geografia, biologia, climatologia,geologia, ecologia, e evolução. (II) estudo das características do espaço resultante dos elementos, do funcionamento, da evolução e do padrão espacial da combinação entre as plantas, os animais e os solos que se encontram dentro de um certo espaço e que o distinção dos outros espaços; Estudo das interações, da organização e dos processos espaciais do presente e do passado, dando ênfase aos seres vivosque habitam o biótipo.

BIOGEOGRAFIA INSULAR (I) É um campo de estudo da biogeografia que procura estabelecer e explicar os fatores que afetam a riqueza de espécies de uma determinada comunidade isolada numa ilha.

BIOMA (I) É uma unidade de comunidade biótica, facilmente identificável, produzida pela atuação recíproca dos climas regionais com a biota e o substrato, na qual forma de vida da...
tracking img