Dicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
< http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Oralismo-a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Total-e/65080.html >

O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilingüismo.

A história da educação dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.
Elaborar um quadro com as principais características dessas três abordagens e escreva uma conclusãoapontando os benefícios que o bilingüismo poderá possibilitar para a vida do surdo e para o seu processo educacional.

Oralismo

1- Visava à integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.
2- O objetivo era fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade, negava-se a surdez e enfatizava a aquisição da fala.
3- Os alunos surdos eram ensinados afalar por meio de técnicas oralistas fundamentadas na visão clínico-terapêutica.
4- O trabalho pedagógico destinava-se mais ao ensino da fala do que dos conteúdos curriculares.
5- Não houve uma realização satisfatória nesta abordagem do oralismo.

Comunicação total

1- É uma filosofia de trabalho voltada no atendimento e à educação de pessoas surdas.
2- O objetivo era entender o surdo comouma pessoa, e não como alguém portador de uma patologia médica, a surdez é vista como um fenômeno com significações sociais.
3- Os alunos surdos podiam utilizar os sinais no contato com outros surdos fluentes, bem como sua divulgação em contextos escolares e não escolares. O uso dos sinais ocorria na estrutura da língua portuguesa e não na estrutura da língua de sinais, um mecanismo “portuguêssinalizado”. Ele não compreendia o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele desconhece o que impedia a construção do sentido daquilo que é produzido.
4- O trabalho pedagógico destinava-se a uma completa liberdade na prática de quaisquer estratégicas que permitia o resgate da comunicação, seja por meio da oralidade, dos sinais, da soletração ou pela combinação desses modos.
5- Houve umfavorecimento do contato do surdo com os sinais, antes proibido no oralismo.

Bilingüismo

1- Tem sido considerado como a abordagem que pode...

< http://mariangelatelles.blogspot.com/2010/08/escolarizacao-do-surdo-marco-historico.html >

Ao longo da historia a educação do surdo tem sido um assunto polemico, por causa de suas dificuldades e limitações.
Para compreendermos a função da línguade sinais na vida do surdo e na sua escolarização, é preciso conhecer esse sujeito, a história da educação do surdo no Brasil e os princípios que fundamentam as abordagens educacionais que orientaram a educação desses alunos ao longo da história que são o oralísmo, comunicação total e o bilingüismo.
Na história da educação dos surdos, houve o predomínio do oralísmo.
O oralísmo é uma abordagemque visa a integração da criança surda com a comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.
O objetivo é fazer a reabilitação da criança surda em direção a normalidade, negando dessa maneira a surdez e enfatizando, predominantemente a aquisição da fala.
O oralísmo vê o surdo como um ouvinte com defeito e entende que a aquisição da oralidade representa a possibilidade de igualar os surdosaos ouvintes.
Por influencia do oralísmo, os alunos foram proibidos de utilizar os sinais nos contextos escolares e nos núcleos familiares.
Apesar dos estudos mostrarem os resultados insatisfatórios do oralísmo, ele ainda permanece orientando parte das intervenções educacionais voltados para o aluno surdo.
Mas como o objetivo maior do oralísmo é ensinar o surdo falar, e não foi realizadosatisfatoriamente essa abordagem começou a ser questionada na década de 70 e 80 no Brasil e nos Estados Unidos, contribuindo assim para o surgimento da comunicação total.
A comunicação total é uma filosofia de trabalho voltada ao atendimento e à educação de pessoas surdas. Diferentemente do oralísmo, a comunicação total entende o surdo como uma pessoa, e não como alguém portador de uma patologia...
tracking img