Dicas para elaboravrum briefing criativo

1693 palavras 7 páginas
O Briefing Criativo - Além do "O Que" e "Para Quem"
Já parou para pensar que qualquer peça publicitária começa com um briefing? O briefing é o inputinicial, aquele documento que contém as informações necessárias para que criação, midia, produção, tráfego, enfim, diversos setores da agência possam desenvolver um trabalho. E quem é o profissonal responsável por redigir esse documento tão fundamental? Acertou se disse Atendimento. Só por aí já dá para perceber a importância e conseqüuente dedicação que você deve ter para a elaboração de um bom briefing.

Uma das "doenças" que mais vi acontecer nas várias agências em que trabalhei foi a constante reclamação a respeito do briefing. Se as coisas dão errado (leia-se, o trabalho voltou para ser refeito) a culpa é sempre do briefing. E por extensão, do Atendimento... Coisas como "o briefing estava incompleto", "o briefing estava mal escrito", "o cliente mudou o briefing" etc. etc. etc. Então, como minimizar esse efeito tão perturbador para todos nós, que é a sensação de que o fim não se concretizou porque o início falhou?

O Atendimento É Protagonista - E Tem De Ser O Mocinho Da História
Vamos chamar o Atendimento à reponsabilidade. Sim, é isso mesmo, a responsabilidade é nossa. Basta um briefing ruim e muitas horas de trabalho vão para o lixo. Está na mão do Atendimento não deixar que isso aconteça. Lembre-se: esse documento deve funcionar como uma mapa e você deve desenhá-lo de modo a permitir que todos encontrem ali o caminho que leva ao lugar certo.

É Aí Que O Briefing Criativo Entra
Há alguns anos, os modelos de briefing eram mais "estáticos" e nada inspiradores. Se limitavam a dar informações frias e deixavam na mão dos criativos a tarefa de "adivinhar" e "apontar" o caminho que poderia ser seguido. Hoje a coisa não pode mais se dar dessa forma. O briefing deve ter mais personalidade, deve "inspirar" e motivar em direção a uma ação. Com a escassez de tempo e dinheiro e os prazos superapertados, a ordem é

Relacionados