Dicas de texto argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas de Texto argumentativo


1. Regência Verbal (verbo esquecer)
O verbo esquecer pode ser usado de duas maneiras: com ou sem pronome. Caso seja usado com pronome, pede a preposição de: "János esquecemos do recado."

Se for empregado sem o pronome, não pede preposição: "Já esquecemos o recado." O mesmo podendo acontecer com os verbos lembrar e recordar: "Eu me lembro(ou eu me recordo)dos tempos passados."
"Eu lembro (ou recordo) dos tempos passados."

2. Expressões (ao encontro de/de encontro a)
Ir ao encontro de e ir de encontro ao são expressões de significados opostos e nãodevem ser confundidas. Ao encontro de significa ser a favor, pró. De encontro ao é sinônimo de contrário a. Uma boa dica para fixar o significado dessas expressões é empregá-las em situações físicas:"Correu de encontro à parede", isto é, chocou-se com a parede. Ou: "Caminhou ao encontro da amiga."

3. Ortografia (mal/mau)
As duas situações estão corretas, dependendo do que se quer dizer. Mal éo contrário de bem, como nos exemplos: "Passei mal a noite inteira"."Sinto-me bem."

A palavra mau opõe-se a bom, assim: "Passear na Europa não é nada mau"."Este livro é bom."

O plural é males:"A Aids está entre os piores males de nossa era."

Mal pode ainda ser substituído por: logo que, assim que, quando.

"Mal ele chegou , começou a digitar o texto", isto é, assim que ele chegoucomeçou a digitar.

4. Concordância Verbal (fazer/haver)
As duas frases são possíveis em nossa língua. Nunca se deve dizer: "Fazem (ou devem fazer) três anos que não a vejo." O verbo fazer nesse casoindica tempo. É impessoal e não pode ser usado no plural, uma vez que não existe sujeito na frase. O verbo haver está sendo usado no sentido de fazer e também é impessoal: "Há dois anos que não avejo"."Vi sua prima há dois anos." Observe que nesse caso é desnecessário usar a expressão atrás depois do verbo haver: "Fui a Campinas há dois anos atrás"

5. Concordância Verbal (é proibido/é...
tracking img