Dicas de segurança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sete dicas para usar o PC com segurança
Veja como acessar a web com tranquilidade por meio de redes sem fio e usar Facebook e Twitter sem se expor a hackers
Mauricio Bruginski, para o iG Tecnologia
Antes da internet a maior preocupação de usuários de computador era a de ter os arquivos do sistema operacional danificados ou pastas com arquivos pessoais apagados. Atualmente, devido ao nível deimportância da internet, um computador desconectado da rede não tem utilidade nenhuma para muitas pessoas.
Conheça os produtos de segurança do iG
iG Antivírus
iG Proteção da Família

Por isso, hoje em dia a preocupação com segurança vai além da perda ou dano a arquivos e engloba também roubo de senhas e logins, entre outros tipos de fraude. A boa notícia é que algumas medidas de segurançapodem diminuir bastante o risco de vírus no seu computador. A seguir, o iG lista sete dicas que vão além das já conhecidas “atualize sempre o antivírus”, “não clique em links desconhecidos” e “cuidado com os anexos de e-mails”. Confira.
1 – Fique de olho nas atualizações
Windows
Reprodução

Muitos usuários não sabem o que significa o ícone de um escudo amarelo com um ponto de exclamaçãopróximo ao relógio na bandeja do sistema (System Tray) do Windows. Este é o sinal que existe uma atualização crítica do Windows a ser feita. Quando esse ícone aparecer, clique nele e escolha a opção de atualização expressa, a mais adequada na maioria dos casos.

Caso nunca tenha visto este símbolo, provavelmente sua atualização automática foi desativada. Neste caso, execute o Windows Updatemanualmente pelo menos a cada 30 dias. Faça isto por meio do menu “Iniciar” ou configure no “Painel de Controle” o modo de funcionamento do “Windows Update”. Com as atualizações críticas do Windows em dia seu micro terá menos brechas de sistema para possíveis invasões.

Navegadores

Assim como o sistema operacional, os navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e outros) sãoatacados constantemente em busca de falhas de segurança. O Google e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia divulgaram recentemente um relatório que detalha o uso de versões mais recentes de navegadores como fator importante para diminuir o risco de ataques digitais. Por isso, certifique-se de que está com a versão mais recente do seu navegador para navegar mais tranquilamente. Para atualizar aversão, faça o seguinte:

Internet Explorer – ative o Windows Update, conforme mencionando na primeira dica.

Mozilla Firefox – no menu “Ajuda” clique em “Verificar Atualizações”

Google Chrome – clique no ícone de uma ferramenta no canto superior direito, selecione “Sobre Google Chrome” e verifique se aparece um visto verde indicando que está atualizado.

Java Virtual Machine
ReproduçãoO aplicativo Java Virtual Machine, resumidamente, é responsável pela segurança de muitas das operações realizadas em sites de compra e banco online. No caso de bancos o Java é responsável, por exemplo, pela segurança na inserção de senhas por meio de teclados virtuais. Um ícone em forma de xícara de café quente na bandeja do sistema (System Tray) indica que há uma nova versão do JVM a serinstalada. Sempre efetue esta atualização.
2 – Use um Firewall

É consenso entre especialistas de segurança que a utilização de um firewall é essencial para uma navegação mais segura. Com isso em mente, instale qualquer firewall disponível no mercado de um desenvolvedor renomado ou use o firewall já embutido no Windows XP (a partir do Service Pack 2), Vista e 7.
Assim como qualquer outro, ofirewall do Windows possui vantagens e desvantagens. Mas, para o usuário comum, é uma boa opção e vem se aprimorando constantemente desde suas primeiras versões, consideradas ruins por alguns especialistas. Com um firewall habilitado, as portas de comunicação de sua máquina estarão protegidas contra possíveis acessos sem sua permissão e conhecimento.

3 – Senhas, o que fazer?

Renove com...
tracking img