Dicas de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas elaboradas pela professora Meg Gomes Martins (psicóloga) para auxiliar os trabalhos acadêmicos de alunos. Coletânea de observações ao longo de alguns anos de sala de aula.

TRABALHO ESCRITO

( Não entregue nenhuma atividade com clipes, mas sim grampeada!
( Não entregue nenhuma atividade com última capa em branco. É totalmente desnecessário.
( Se for entregar atividade com capa,coloque toda sua identificação enquanto aluno na capa.
( Antes de entregar qualquer trabalho verifique bem a acentuação e a ortografia. Leia o trabalho antes de entregar.
( Escolha a fonte Times New Roman 12pt. Espaçamento 1.5. Margens no mínimo 2,0cm, com cautela para não grampear em cima da escrita.
( Não entregue trabalho com escrita no verso.
( Evitem entregar trabalho por e-mail, pois sãogastos minhas folhas e meu cartucho de tinta.
( A Internet pode ser boa fonte de pesquisa, mas não deve ser a única. Não deve servir de base para fundamentação e apresentação do trabalho.

( Existem vários sites de busca de qualidade. Alguns oferecem algo mais que as ferramentas de busca convencionais[1].
( Google – (www.google.com.br) O bom e velho google de sempre. É o favorito da maioria dosinternautas. Introduziu a simplificação no mundo das pesquisas. Permite pesquisar imagens e tem áreas interativas, como a edição de diretórios para a classificação de sites.
( Google Scholar – (www.scholar.google.com) Permite fazer a busca de artigos científicos, dissertações (mestrados), teses (doutorados), ensaios, livros, monografias, trabalhos acadêmicos de várias áreas de pesquisa.
(A9 – (www.a9.com) Pertencentes à livraria virtual Amazon, pesquisa o conteúdo de 120.000 obras. Permite a pesquisa, não só na própria Internet, mas também nas páginas de alguns livros vendidos pela Amazon. O menu oferece busca de imagens, filmes e referências. Quem tem conta na Amazon pode se cadastrar e usar outras ferramentas, como o histórico de suas buscas anteriores.
( Feedster –(www.feedster.com) Essa ferramenta rastreia apenas o conteúdo dos blogs, os diários da Internet.
( Clusty – (www.clusty.com) Exibe uma lista de pastas que agrupam os resultados da busca. Isso permite que o usuário escolha a que mais interessa sem percorrer a lista na ordem sugerida pelo buscador. Permite espiar páginas sem entrar no link.
( Info – (www.info.com) Por trazer o resultado de vários sites debusca, oferece ao usuário uma grande quantidade de referências. Na categoria compra, exibe os resultados com destaque de preço para comparações. (Compras? É. Supondo que o aluno queira comprar um livro!).
( Katatudo – (www.katatudo.com.br) Serviço específico de busca de produtos em parceria com o site de leilões Mercado Livre.
( Search – (www.search.com) Faz a busca com base em resultadosexibidos nos mais utilizados sistemas de pesquisa, como o Google e o MSN. Para não trazer um número inviável de resultados, seleciona os mais relevantes e elimina referências repetidas. Permite busca específica em algumas categorias, como jogos, downloads e compras.
( Mysearch – (mysearch.yahoo.com) Sem www.

( Ressalto que site de busca não entra em referências bibliográficas, mas sim o siteque a ferramenta de busca trouxe para seu conhecimento. Ex: em www.google.com.br você digita “estresse ocupacional” e recebe 809 resultados. Você entra no link www.psiqweb.med.br/cursos/stress4.html e acha interessante os conteúdos abordados neste site para o seu trabalho. O que você irá colocar nas referências bibliográficas é o site www.psiqweb.med.br/cursos/stress4.html, inclusive a data ehorário da pesquisa.
( Uma maneira adequada de filtrar e buscar mais rápido os temas pesquisados nas ferramentas de busca é utilizar o termo, não muito delimitador, entre aspas. Ex: “Psicologia Jurídica”, “Cultura Organizacional”.
( Procure ler as informações sobre pesquisa avançada dos sites de busca para aprender a refinar sua pesquisa. Muitos sites oferecem buscas por idioma, data, cidade,...
tracking img